Adaptabilidade na criação de bovinos em climas tropicais

Bovinos da raça Nelore
Bovinos da raça Nelore

Veterinária

28/05/2016

Adaptação ou Adaptabilidade, em pecuária, é um termo utilizado para descrever a habilidade de um determinado genótipo ou determinados genes presentes em um grupo de animais em ajustar-se às condições do ambiente, com o menor comprometimento das características produtivas.


Fatores ambientais exercem efeitos diretos e indiretos em todas as fazes da produção animal, podendo acarretar redução na produtividade, com consequentes prejuízos econômicos. A adaptação de uma espécie animal a um dado ambiente está relacionada com mudanças estruturais, funcionais ou comportamentais observadas nos indivíduos desta espécie, objetivando a sobrevivência, reprodução e produção neste determinado ambiente.


Neste contexto será abordado alguns desses fatores que fazem com que determinados animais sejam mais adaptados a certas regiões do que outros animais.


Os bovinos são animais considerados ruminantes e homeotérmicos ou seja produzem calor corporal devido ao seu metabolismo e tem a capacidade de ingerir alimentos de origem fibrosa e transformar em carne, leite, energia para mantença, reprodução, etc. Seguindo esse contexto o ambiente onde o animal vive é que determina se este se desenvolva em perfeitas condições ou não, portanto para se criar uma determinada espécie animal em um dado local a adaptabilidade é um dos pontos chave que determinará o sucesso da criação.


Na minha opinião acredito que não existe a raça perfeita, mas existem diversas raças ou linhagens ou cruzamentos que se adaptam muito bem em diversas regiões do mundo. Assim o ponto abordado será (adaptabilidade).


Desta forma para se escolher uma determinada raça, linhagem ou cruzamento para iniciar uma criação de bovinos, necessita-se de ter conhecimento sobre o clima da região local como também da raça abordando aspectos de sua origem, onde se desenvolveu, quais as condições etc, é fator básico, além de outros fatores que não serão abordados nesse contexto.


Diante do exposto tem-se inúmeros exemplos de animais adaptados ao clima tropical do Brasil especificando e que esses animais foram importados de regiões similares as nossas, um exemplo foi a introdução do Nelore ao Brasil, essa raça de origem asiática de temperaturas elevadas e condições adversas no decorrer de sua evolução estes animais através da seleção natural desenvolveram a capacidade de apresentarem pelagem clara e pele escura, animais de pelo claro tem menor absorção de raios solares durante o dia portanto conseguem ter melhores condições de dissipação de calor em temperaturas elevadas quando comparado com animais de pelo escuro, com a pele escura (maior síntese de melanina) estes animais tendem a ter menores problemas de lesões na pele devido a uma maior pigmentação da pele, pois esta, se torna protegida a sofrer a absorção direta dos raios solares e animais que possuem pouca pigmentação na pele tendem a ter maior incidência de lesões, como exemplo animais da raça holandesa onde possuem o pelo claro (branco) a pele desses animais é com pouca ou sem pigmentação e isto torna-se um problema para produtores que criam seus animais em pastejo, até pouco tempo atrás uma reportagem tratava desse assunto e a maioria dos produtores de leite preferiam vacas pretas do que malhadas de branco ou totalmente brancas pois segundo os produtores as vacas de pelagem preta apresentavam-se ser mais resistentes.


Sobre a questão da pele escura e pelo claro está diretamente relacionado a adaptabilidade do animal ao ambiente como também o diâmetro do pelo e sua espessura também contribuem para uma melhor dissipação de calor. Esse mecanismo de adaptabilidade que os animais possuem se comporta da seguinte forma: em estações de elevadas temperaturas os animais tendem a modificar sua pelagem geralmente tendem a trocar o pelo onde em temperaturas elevadas os animais ficam com pelos menores (curtos) e de maior diâmetro isso ajuda a melhor dissipação do calor, já em estações do ano que as temperaturas são abaixo da média os animais tendem novamente a trocar de pelo onde estes se desenvolvem em maior comprimento e menor diâmetro e isso ajuda a conservar o calor corporal em dias frios.


Outro exemplo de animais que possuem excelente adaptabilidade ao clima tropical que predomina no Brasil são os animais da raça Sindi ou (gado vermelho) então se voltarmos no tempo e observar a origem desses animais iremos notar que a raça Sindi iniciou no deserto do Paquistão que esta apresenta-se em região semiárida e no decorrer de sua evolução esses animais desenvolveram inúmeros mecanismos de adaptabilidade ao seu local de origem se mostrando animais de ossatura leve, animais de pequeno porte, capacidade de reserva corporal, excelente habilidade materna, esta raça apresenta-se como indicada para criação na região Nordeste além de ser criada em outras regiões do país.


É importante a adequação dos genótipos ao ambiente de criação, sob os aspectos econômico e de bem estar animal, em que a manutenção de bovinos em constante estresse térmico acarreta prejuízos por menores índices de produtividade. Existe muita variabilidade entre e dentro das raças puras ou compostas de origem taurina. Deve-se estimular a utilização das raças taurinas adaptadas em sistemas de cruzamento com zebuínos sob condições tropicais como forma de garantir o incremento produtivo e de qualidade buscado nestes sistemas sem perda de adaptabilidade nos produtos.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alberto Jefferson da Silva Macêdo

por Alberto Jefferson da Silva Macêdo

Graduando em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba / Centro de Ciências Agrárias campus II - Areia-PB com previsão de término para 2016. Estagiário no Laboratório de Forragicultura da referida universidade. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / UFPB, auxiliando no desenvolvimento de pesquisas em Zootecnia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93