26/02/2016
Você sabia que a primeira Escola de Medicina Veterinária surgiu em 1761, em Lyon, na França? A prática demorou um século e meio para chegar ao Brasil. Somente em 1910 foram criadas a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, ambas no Rio de Janeiro.
O primeiro médico veterinário brasileiro chamava-se Dionysio Meilli, e recebeu seu diploma em 1915.
A partir de 1940, tornou-se obrigatório a obtenção do diploma para o exercício da atividade. Na data em que tal decreto foi publicado - dia 9 de setembro - é comemorado o Dia do Médico Veterinário Brasileiro.
        
Cuidar da saúde e do bem-estar dos bichinhos de estimação em clínicas e hospitais é, talvez, a atividade mais conhecida, mas está longe de ser a única. Cada vez mais, há novas oportunidades para quem quer tratar de animais selvagens e de grande porte.
Isso acontece em razão de dois fatores. O primeiro é o aumento de criadouros particulares e a expansão do agronegócio. Aqui, o veterinário é responsável por cuidar da saúde dos animais, controlar as doenças e pragas, melhorar a produtividade dos rebanhos, fazer o balanceamento da alimentação e promover o melhoramento genético.
Já o segundo fator tem a ver com a preocupação ambiental e está ligado a projetos de conservação de espécies que correm risco de extinção. Iniciativas como a do Projeto Tamar, por exemplo, que atua na preservação de tartarugas marinhas na Bahia, tem se espalhado por todo o Brasil.
Com a expansão desses dois campos, aumentou o leque de opções para os veterinários, que antigamente só tinham os jardins zoológicos como alternativa para trabalhar com diferentes espécies de animais.
Já o veterinário que deseja dedicar-se à pesquisa ou ao controle sanitário pode encontrar trabalho nas indústrias alimentícia, farmacêutica, têxtil, cosmética ou qualquer outra que utilize matérias-primas de origem animal.
Nessa área, o foco é assegurar que os materiais que serão utilizados cumpram os critérios de higiene e estejam livres de doença transmissível de origem animal, fungos ou quaisquer outros fatores que possam comprometer a qualidade do produto final.
O Brasil possui cerca de 90 mil médicos veterinários. Atualmente, existem 197 cursos de Medicina Veterinária em funcionamento, sendo que 70% são de instituições privadas. A maior concentração de escolas está nas regiões Sul e Sudeste. O curso deve ter, no mínimo, cinco anos de duração e carga horária mínima de 4 mil horas.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em 2011, havia mais de 18 mil vagas disponíveis e 6.675 novos profissionais se graduaram.
De acordo com o Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia (Sindimev-BA), o salário médio para uma jornada de seis horas diárias é de 4.068 reais. Os que fazem jornada de sete horas diárias recebem 4.915,50 reais. Já para uma jornada de oito horas diárias, o salário sugerido é de 5.763 reais.
        
Confira alguns cursos que você pode fazer para se especializar na área:
Defesa  Sanitária Animal
        Aborda os  principais grupos de doenças bacterianas e virais de interesse econômico.  Também abrange a legislação vigente e os programas sanitários em execução no  Brasil.
Manual de  Boas Práticas de Fabricação
        Oferece ao  profissional o conhecimento sobre conceitos de boas práticas de fabricação,  requisitos gerais para a elaboração do manual e garantia e controle de  qualidade.
Microbiologia  Veterinária
        O curso tem  as seguintes disciplinas: métodos de cultivo, bacteriologia médica veterinária,  controle de qualidade, entre outras.
Vigilância  Sanitária
        O curso  aborda a história da vigilância sanitária no Brasil e as funções da Agência  Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as leis para fiscalização sanitária,  a conduta geral dos fiscais, os procedimentos de inspeção, as infrações  sanitárias e as penalidades aplicáveis.
Zoologia dos  Vertebrados
        Destinado a  profissionais da Biologia e demais interessados no tema, o curso proporciona  conhecimento sobre os grupos de vertebrados atuais, nomenclatura binomial,  evolução dos vertebrados, entre outros tópicos. 
Zoonoses e  Saúde Pública
        O objetivo  do curso é mostrar o impacto causado na saúde pública e a apresentação da  importância das zoonoses, tanto do ponto de vista social, econômico, quanto  clínico, contribuindo para a formação, sensibilização e conscientização.
Zootecnia
        Com foco na  criação de animais para abate, o curso aborda a domesticação de espécies de  interesse econômico, as normas para execução de serviço de registro  genealógico, a nomenclatura e a localização das regiões dos corpos dos animais  e os sistemas de criação.
Produção de  Ovinos de Corte
        Nesse curso,  o profissional aprende sobre qualidade da carne, classificação zoológica,  fatores que afetam as características da carcaça e a qualidade da carne ovina,  entre outros temas.
Tecnologia  de leite e derivados
        Um curso  focado nos cuidados higiênico-sanitários de produção do leite e seus derivados,  processo fundamental para assegurar a qualidade do produto final.
Se interessou pelos temas acima? Você encontra muitos outros cursos relacionados à Veterinária no nosso site. Confira!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
        O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
                        UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93