Entenda os efeitos da raiva canina

São três tipos de raiva que o cão pode apresentar: furiosa, muda e intestinal
São três tipos de raiva que o cão pode apresentar: furiosa, muda e intestinal

Veterinária

13/08/2009

Uma das doenças mais conhecidas e contagiosas da zoonose é a raiva canina, que se transmite pela saliva dos cães raivosos, cujos sintomas aparecem em grande intensidade. O vírus pode estar instalado no corpo do animal 10 dias antes da manifestação.

As mordidas no rosto e nos braços são muito mais perigosas do que nas pernas, já que a doença ataca o sistema nervoso. São três tipos de raiva que o cão pode apresentar: furiosa, muda e intestinal.

“A raiva é uma zoonose que pode causar morte tanto em homens como em cachorros, por isso é fundamental que os animais recebam a vacina todos os anos”, reforça a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

Os sintomas da raiva no homem como no cão são basicamente os mesmos, como a sensação de falta de ar causada pelos espasmos da faringe, o medo de água, sensação de angústia, insônias e hipersensibilidade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93