Cinomose canina

Veterinária

01/10/2008

A cinomose foi verificada na Europa na segunda metade do século XVIII, proveniente da Ásia. Sua natureza contagiosa foi conhecida meados do século XIX, porém foi Caré (1905) quem considerou-a como enfermidade causada por vírus, no entanto seus estudos não foram aceitos de imediato pela comunidade científica da época, pois se atribuía grande valor ao papel patogênico da Bordetella bronchiseptica. Somente após os trabalhos de Laidlaw e Dunkin (1926), a doença foi aceita como sendo de etiologia viral.

Durante a primeira metade do século XX a cinomose foi uma enfermidade fatal nos cães e comum em todo mundo. As vacinas de vírus inativados produzidas na década de 40 não controlaram a doença. Uma queda drástica foi observada nos anos subseqüentes com o aparecimento das vacinas de vírus vivo modificado, mas nos últimos anos a incidência parece ter aumentado devido a falhas na vacinação e/ou imunização insuficiente (APPEL e SUMMERS, 1999).

A cinomose canina é uma moléstia febril altamente contagiosa de cães e outros carnívoros, sendo considerada a doença viral mais prevalente nos cães e a causa mais comum de convulsões em cães com menos de 6 meses de idade (ETTINGER e FELDMAN, 1997).

As enfermidades inflamatórias e infecciosas do sistema nervoso central (SNC) representam um importante grupo de doenças nos cães. Sinais clínicos graves, muitas vezes incompatíveis com a vida do animal, podem ser determinados por diferentes etiologias. O vírus da cinomose canina é um importante patógeno que determina altas taxas de mortalidade, com letalidade inferior apenas à raiva canina.

Texto retirado do link: http://www.qualittas.com.br/documentos/Cinomose%20Canina%20-%20Revisao%20de%20Literatura%20-%20Brunno%20Medeiros%20dos%20Santos.PDF

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93