Cuidados com o seu Animal de Estimação - Dicas

Ter um animal de estimação significa dedicação e cuidado em todos os âmbito
Ter um animal de estimação significa dedicação e cuidado em todos os âmbito

Veterinária

20/04/2015

Alimentação

Um animal bem alimentado é um animal feliz, capaz de interagir cada vez mais com o ser humano. Uma boa alimentação contribui de forma significativa para a manutenção da parte física do animal, sua força, velocidade, coordenação e demais necessidades. Dentre as inúmeras dicas existentes, podemos citar:

• Alimentos apropriados, de acordo com a espécie e a idade do animal;

• Água sempre limpa e fresca;

• Nunca deixar restos de comida próximo ao local em que o animal se alimenta, evitando assim a presença de ratos, formigas e baratas;

• Na maioria das espécies, os animais comem duas vezes por dia e os filhotes quatro vezes por dia.


Higiene

Muitas pessoas reclamam que alguns animais possuem odores indesejáveis, porém, muitas vezes, essa falta de higiene não deve ter como responsáveis apenas os animais, mas também os seus donos, que não colaboram para manter o animal higienizado. Dentre as dicas relativas à higiene, podemos citar:

• O lugar que o animal dorme deve ser confortável, protegido da chuva e do sol;

• Alguns cães, por exemplo, podem tomar banho uma vez por mês, outros um número maior. Já os gatos, não necessitam de banhos frequentes;

• Recolher o mais rápido as fezes que o animal faz, não apenas na rua, mais principalmente em casa, para que o animal não transite por um local sem higiene.


Cuidados Médicos

Ter um animal de estimação significa dedicação e cuidado em todos os âmbitos. Se o homem vai ao médico para se curar ou mesmo para evitar algumas doenças, o mesmo cuidado deve ser proporcionado aos animais. Porém, ir ao veterinário não deve ser uma medida adotada apenas no momento em que o seu animal de estimação estiver com algum problema.

É muito importante manter a saúde do animal para prevenção de doenças e maior expectativa de vida. Todas as dicas anteriores são de caráter informativo, não dispensando assim a orientação de um veterinário.

Por outro lado, as dicas relativas a esses cuidados não se referem a apenas isso, mas também:

• Visitas frequentes ao veterinário;

• Vacinação, não apenas no caso dos filhotes, mas também dos adultos;

• Vermifugação (para o combate aos vermes);

• Exercícios físicos frequentes, caminhadas diárias para que não ocorra a obesidade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93