Intestino Delgado em cães e gatos

O duodeno proximal é estudado na região cranioventral do abdômen
O duodeno proximal é estudado na região cranioventral do abdômen

Veterinária

24/04/2013

O duodeno proximal é estudado na região cranioventral do abdômen, ao lado do rim e lobos hepáticos direitos. A espessura da parede do duodeno em cães normais está em torno de 5 mm em raças grandes, 4mm em raças médias e 3mm em raças de pequeno porte. Nos gatos a espessura varia de 2 a 2,4mm.

Os demais segmentos do intestino delgado localizam-se na região média do abdômen e, para o exame, o baço e a bexiga são utilizados como janela acústica. Não é possível determinar a exata localização dos segmentos do intestino, à exceção da porção duodenal.

A espessura das demais porções do intestino delgado em cães é de 2 a 3 mm.
Em gatos, além do duodeno, localizam-se o jejuno, íleo terminal, junção ileocólica e os segmentos de intestino grosso. Entretanto, há a necessidade de utilizar aparelhagem de alta resolução.

O íleo terminal e junção ileocólica são mais proeminentes, irregulares, ovóides e possuem a camada submucosa com elevada ecogenicidade, de 2 a 3 mm de espessura. Essa imagem foi descrita como imagem em “roda de carroça” ou “cogumelo”.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93