EcoDopplercardiografia em medicina veterinária

Esta técnica possui  caráter inócuo e não invasivo
Esta técnica possui caráter inócuo e não invasivo

Veterinária

24/04/2013

A ecoDopplercardiografia é a técnica de diagnóstico utilizada em cardiologia na medicina veterinária nos últimos anos, representando um importante exame na clínica cardiológica.

Esta técnica garante avaliação anátomo funcional do coração com grande sensibilidade e especificidade, de caráter inócuo e não invasivo, garantindo a obtenção de dados de afecções cardíacas de forma rápida e precisa.

Para as avaliações ecocardiográficas convencionais utilizam-se os modos bidimensionais, M e Doppler.

Realiza-se a tricotomia na região torácica antes de realizar o exame, mas podem-se obter imagens satisfatórias apenas utilizando espessa camada de gel acústico entre o transdutor e o sítio do exame, quando os animais são de raças de pêlos muito curtos e finos.

Os animais são examinados em decúbito lateral direito e esquerdo, minimizando a interferência do pulmão nas janelas acústicas.

A escolha da frequência do transdutor depende do porte do paciente, sua conformação torácica e do tipo de exame, sendo usados transdutores de 3,5 a 7,5 MHz.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93