Doença gastrintestinal inflamatória

Nas neoplasias o espessamento tende a ser localizado
Nas neoplasias o espessamento tende a ser localizado

Veterinária

24/04/2013

O espessamento da parede gastrintestinal é o achado sonográfico mais comumente visibilizado. O estudo da distribuição, simetria, extensão e arquitetura das camadas parietais nas lesões é um critério útil na diferenciação entre processos inflamatórios e neoplásicos.

A inflamação tem sido caracterizada por um espessamento mais extenso, com a estratificação das camadas parietais preservadas, ou seja, as camadas apresentam-se bem diferenciadas, com nítido predomínio da visibilização da camada submucosa.

Nas neoplasias o espessamento tende a ser localizado, com marcante perda da estratificação das camadas. A linfoadenomegalia mesentérica é relativamente comum na doença ativa (aumento de linfonodos e de sua ecogenicidade).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93