Turismo Cemiterial: Jaz pela Eternidade

A beleza existe até mesmo no mórbido
A beleza existe até mesmo no mórbido

Turismo e Hotelaria

12/01/2017

Já ouviu falar em Turismo de Cemitério ou Turismo Cemiterial? Ficou curioso? Então vamos falar um pouco sobre de forma bastante sucinta!

Turismo de Cemitério ou Turismo Cemiterial nada mais é que um segmento turístico que surgiu recentemente, cujos adeptos são aqueles que prestigiam não o mórbido, que é a ideia que muitas pessoas têm ao ouvir sobre o tema. Essas pessoas são na verdade bastante sensíveis, gostam de ambientes tranquilos, dotados de silêncio e muita paz. Muitos são ainda admiradores das artes, e convenhamos: os cemitérios estão repletos delas, as chamadas artes tumulares!

Os atrativos cemiteriais consistem então na beleza arquitetônica e escultural existente em grande parte dos túmulos.

Quem é que ao ir prestar alguma homenagem ao seu ente querido não parou para admirar aqueles belos monumentos, muitos angelicais, ou então aqueles mausoléus imponentes tão comuns em cemitérios mais antigos!?

Essas são algumas das belezas contidas nesses cantinhos fúnebres do paraíso. Cantinhos esses singulares e fascinantes.

Outra atratividade é claramente os mortos - sua memória ou ainda seus restos mortais -, sendo esses celebridades, personagens históricos e ícones religiosos.

Nesse ambiente qualquer um pode "visitar" seu ídolo e homenageá-lo. Qualquer um pode prestigiar de forma palpável e visível aquele que de alguma forma influenciou - de forma positiva ou não - o tempo e o espaço em que viveu.

Para tais finalidades turistas atravessam fronteiras e oceanos para vivenciar minutos em frente a diferentes sepulturas, com seus homens notáveis, pessoas que mesmo não mais presentes em corpo mantém-se vivos e lembrados por seu legado. 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Juliete Vasconcelos

por Juliete Vasconcelos

Turismóloga e Guia de Turismo Regional pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio; Técnica em Agenciamento de Viagens com Habilitação para Credenciamento de Guia Regional, Nacional e América do Sul; Pós-graduanda em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Escritora de romances policiais e resenhista no blog Literaleitura.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93