Guia de turismo: Passo-a-passo para o seu credenciamento

Concluí o curso de guia: O que fazer agora? Já posso trabalhar? E a credencial?
Concluí o curso de guia: O que fazer agora? Já posso trabalhar? E a credencial?

Turismo e Hotelaria

12/01/2017

Presumo que, como o presente artigo é de seu interesse, você deve ser um futuro Guia de Turismo, mas deve estar com muitas dúvidas sobre o processo de credenciamento, certo? Ou então você tem interesse na área e está querendo se informar a respeito? Esse texto irá ajudar!

Provavelmente há muitas dúvidas, eu mesma, assim como a maiorias dos guias de turismo que conheci se viram completamente perdidos após concluírem o seu curso com habilitação para credenciamento: O que fazer agora? Já posso trabalhar? Quando e como vou receber a sonhada credencial? Cadastur? E assim, vai... dúvidas e mais dúvidas! Isso porque ao longo do curso não há orientação de como proceder após o seu término, mas não há como ser de outra maneira, pois o processo todo é externo ao espaço escolar.

Vamos então começar a partir do início: da sua decisão para se tornar um Guia de Turismo e não sabe o que fazer. Vide 1° passo.

 1° Passo: Procurar uma instituição que ofereça cursos para guia de Turismo

Estes cursos são de nível técnico, podendo serem oferecidas por escolas técnicas ou mesmo por instituições de ensino superior, que oferecem dupla formação: uma de nível superior e outra de nível técnico.

Eu mesma obtive minha credencial de guia de turismo regional através de uma instituição de ensino superior, que oferecia a possibilidade do credenciamento além do título de Bacharel em Turismo. Já minha credencial de guia de turismo para Excursão Nacional – Brasil/América do Sul obtive através de instituição de cursos de nível médio e técnicos.

2° Passo: Concluir o curso satisfatoriamente

A duração do curso pode ser de seis meses (encontrei alguns pela internet), 18 meses (a maioria deles) ou então, quando se trata de dupla formação em instituição de ensino superior, embora só vá desenvolver as atividades ligadas ao guiamento em aproximadamente três semestres, é preciso aguardar a conclusão total do curso, que pode ser de três a quatro anos.

O curso possui carga horária estipulada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Habilitação Técnica de Nível Médio de Guia de Turismo, o que significa que ao longo do curso você fará as aulas e atividades em campo, as chamadas viagens técnicas, e irá cumprir a carga horária proposta. Posteriormente será avaliado (procedimento padrão de qualquer instituição de ensino), onde ao ser aprovado, após a conclusão do curso, terá direito ao seu certificado/diploma.

3° Passo: Aguardar o recebimento do seu certificado/diploma

A confecção do seu certificado/diploma pode demorar alguns (vários) meses para ficar pronto. Você terá que acompanhar junto da secretaria da escola em que fez o curso, e ficando pronto, poderá retirar direto nessa instituição.

Atenção: Se o curso que fez oferece dupla formação, você receberá dois diplomas, um específico para o credenciamento de guia (Fique atento às informações contidas nele). Provavelmente o certificado da outra formação ficará pronta antes do que o de guia, mas não tem jeito, você terá que segurar a ansiedade e aguardar.

Com seu certificado/diploma em mãos, você ainda não é um guia de turismo, ou seja, não pode começar a trabalhar como tal, mas está habilitado para se  dar início ao procedimento de credenciamento direto com o Cadastur e só assim vir a obter a sua tão sonhada credencial. É  nesse momento que recorremos aos amigos já credenciados, aos ex-professores e claro, aos artigos!

4° Passo: Se cadastrar no Cadastur (Obrigatório e Gratuito)

O que é Cadastur? É o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados. Nesse sistema é possível se cadastrar profissionais que atuam em diferentes áreas do turismo, e ao serem cadastrados, qualquer pessoa pode acessar o site e pesquisar pessoas físicas e jurídicas devidamente cadastradas. A pesquisa pode ser feita logo na primeira página, no campo Atividade*.

 

Para efetuar o seu cadastro no Cadastur acesse (http://www.cadastur.turismo.gov.br), mas atenção, alguns navegadores são incompatíveis com o sistema (como o google chrome, por exemplo), onde ele próprio, após você tentar se cadastrar, poderá gerar essa mensagem:

 

No próprio site há orientações sobre o seu cadastro, basta clicar no ícone como se cadastrar, que lhe serão apresentadas informações muito úteis sobre o seu credenciamento (leia tudo!), atenção aos documentos que você precisará enviar!

 

Mais abaixo, nessa mesma página há 3 formulários (os que são citados nos itens “a” e “f”) para que possa fazer download, mas como o seu se trata de um primeiro cadastro, baixe apenas dois: Formulário de Cadastro Pessoa Física GUIA DE TURISMO (esse é obrigatório apenas se por algum motivo não conseguir realizar o preenchimento direto no sistema, mas penso que, não custa enviá-lo também, é bem simples!) e o Termo de Responsabilidade - Pessoa Física, NÃO é necessário preencher ou enviar o documento de Renovação.

Após ter lido e baixado os arquivos que irá usar, é hora de efetuar o seu cadastro no sistema, clique em novo usuário e preencha com as informações solicitadas, que são sobre você e o trabalho que irá desenvolver.

 

Tendo feito o seu cadastro e reunido os documentos necessários você deverá entregá-los ao Órgão Oficial de Turismo Delegado na sua UF, pode ser pessoalmente ou pelos correios.

Atenção: você tem 30 dias contados a partir da data do seu cadastro para entregar a documentação exigida, não perca o prazo!

 5° Passo: Entrega/Envio dos documentos

 Para saber qual é o Órgão Oficial de Turismo Delegado na sua UF, pesquise no próprio site do Cadastur, como na imagem abaixo. No meu caso, como moro no interior do estado de São Paulo, pesquisei por “São Paulo” e como veem, me foram dadas todas as informações necessárias.

 

Pode então enviar pelos correios, mas para evitar extravios e futuros transtornos, envie por sedex ou com AR (aviso de recebimento) para que acompanhe a entrega dos seus documentos.

Aí é aguardar mais um pouquinho, assim que receberem a sua documentação e a analisarem, pode levar aproximadamente uma semana ou mais, entrarão em contato através do seu e-mail (fique atento!) para informar sobre a situação do seu cadastro: Regular (tudo ok), com pendência de documentos ou ainda Indeferido (cadastro não efetivado).

Se estiver tudo ok, irão informar que seu cadastro está Regular, o que significa que já pode começar a trabalhar como guia. Sem receber a credencial? Sim, sem recebê-la, mas desde que esteja portando o seu Certificado Cadastur de Guia de Turismo, que você poderá fazer o download a partir do próprio site do sistema Cadastur (http://www.cadastur.turismo.gov.br/) clicando no ícone certificados, em Tipo de certificado selecione pessoa física, em seguida basta digitar seu cpf no campo especificado e pesquisar. Aparecerá o seu nome, número de seu certificado gerado e a opção para visualizá-lo (aí é só baixar a imagem e imprimir).

 

O Cadastur irá te enviar um e-mail quando sua credencial estiver pronta e puder ser retirada. Se você não puder ir buscar por morar distante do local de retirada, poderá solicitar que enviem para seu endereço pelos correios, aí vão te orientar direitinho sobre o que fazer. Para mim pediram que eu enviasse por correspondência um envelope novo, preenchido e já selado, para que me mandassem a credencial nesse mesmo envelope.

Espero ter esclarecido algumas das suas dúvidas e ter ajudado, pois também tive muitas delas ao longo do processo. Aproveito para agradecer por sua visita e parabenizar-lhe pela excelente escolha profissional que fez ao decidir ser um Guia de Turismo, área tão rica em aprendizados e vivências incríveis. Desejo-lhe muito sucesso, e que você seja muito feliz com a profissão que escolheu!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Juliete Vasconcelos

por Juliete Vasconcelos

Turismóloga e Guia de Turismo Regional pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio; Técnica em Agenciamento de Viagens com Habilitação para Credenciamento de Guia Regional, Nacional e América do Sul; Pós-graduanda em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Escritora de romances policiais e resenhista no blog Literaleitura.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93