Segmento de gestão cultural em plena expansão

O mercado cultural no Brasil cresce a cada dia
O mercado cultural no Brasil cresce a cada dia

Turismo e Hotelaria

05/04/2016

O mercado cultural no Brasil cresce a cada dia, o que impulsiona a geração de novas vagas e a profissionalização no setor de gestão cultural.

A ampliação de programas de incentivo e financiamento à cultura abriu um leque de possibilidades em uma área que até então o autodidatismo predominava e que agora busca por profissionais especializados que atendam as exigências do mercado.

A figura do Gestor Cultural ganhou destaque no mercado de trabalho.

As mudanças, a complexidade da função exigiu que produtores e artistas, que até então exerciam essa atividade, se aprofundassem tecnicamente em questões que até então eram deixadas de lado no âmbito da cultura.

Captação de recursos, gestão de pessoas, gestão de orçamento, relações públicas e marketing são algumas das atividades exercidas pelo gestor cultural. Além de conhecer as leis de incentivo à cultura, patrocínios e editais, o gestor cultural deve ter habilidades para desenvolver projetos culturais em setores específicos do mercado.

O gestor cultural quando atua no setor público deve gerir pelo interesse da maioria, focado no trabalho ao cidadão para democratização da cultura. No setor privado o gestor cultural tem a missão de alinhar os interesses estratégicos da organização que atua, bem como compreender que o patrocínio cultural é a alavanca entre a marca da empresa e o interesse público em consumir cultura.

Conheça mais sobre o tema, acesse o link abaixo:

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/cursos/curso-de-gestao-cultural/3547.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93