Como aproveitar as férias

Como aproveitar as férias
Como aproveitar as férias

Turismo e Hotelaria

04/03/2016

Julho é mês de férias e as crianças ficam animadas para descansar, viajar, brincar e aproveitar ao máximo os dias de folga. O que é um alívio para as crianças passa a ser, em alguns casos, um período de aflição para os pais, que ficam sem opção de entretenimento. Por outro lado, essa pode ser a oportunidade que os adultos têm para ficarem mais próximos dos filhos, descobrir novas maneiras de diversão e até mesmo curtir momentos que o dia a dia não permite.

Nem sempre é possível viajar, mas existem outras formas de aproveitar as férias. Veja algumas indicações que podem ajudar a deixar as férias dos seus filhos divertidas sem sair de casa.


Dicas para aproveitar as férias

1. Resgate os momentos familiares neste período. As férias valem para acordar mais tarde, fugir das responsabilidades e ter a tarde livre, mas sempre é bom criar novas oportunidades para aproximar a família no dia a dia. Reúna as crianças, chame os avós e procure fazer programas juntos. Em casa, por exemplo, vocês podem criar atividades divertidas como brincadeiras, teatrinhos ou até mesmo preparar um doce ou bolo em família.

2. Separe um dia para organizar quartos e brinquedos. Muitos gostam de ajudar os pais nas obrigações de casa. Por mais que isso passe uma ideia de trabalho e obrigação durante as férias, essa atividade pode se transformar em uma rotina para os pequenos e fazer também com que eles se sintam responsáveis por uma tarefa diária da casa.

3. Crie clubinhos para seus filhos. Reúna alguns dos amigos e tente criar atividades próprias de acordo com a idade deles. Pesquisas apontam que os jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças no ensino. Assim, procure limitar o período da criança em frente à TV e computador. Outros jogos (palavras cruzadas, jogo da memória, xadrez, caça palavras), diferentes dos eletrônicos, ajudam a criança a desenvolver o raciocínio e construir o conhecimento de forma descontraída durante as férias.

4. Estimule a leitura. Mesmo que o período seja de férias, ler com seus filhos pode ser uma oportunidade de criar um elo com eles e demonstrar que a leitura durante as férias ajuda a criança a não perder o ritmo de aprendizagem. Muitas livrarias oferecem até mesmo programações com contadores de histórias. Se preferir, seja você mesmo um contador e crie uma atividade diferente e divertida com as crianças.

5. Essas são algumas das atividades que você pode fazer com seus filhos para aproveitar as férias. Por mais que distraí-los durante este período não seja uma tarefa fácil, existem brincadeiras saudáveis que podem ajudar você. Sendo assim, não há motivos para deixar seus filhos na monotonia durante as férias. Aproveite este momento, crie atividades e saiba curtir cada vez mais os seus pequenos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93