Breve Histórico da Alimentação na Hotelaria

Turismo e Hotelaria

23/07/2015

Durante milhares de anos o homem da antiguidade alimentou-se com vegetais, como folhas, raízes, frutos e grãos macerados, todos consumidos crus. À medida que evoluiu, incorporou e aprimorou a caça e o uso do fogo. Passou a alimentar-se de mantimentos cozidos, desenvolveu habilidades para produzir sua comida, dominar e criar animais, como galinhas, porcos, ovelhas, bovinos e outros, dando origem à pecuária e a agricultura.
Com o advento da agricultura surgem os primeiros povoados. A partir do momento em que o homem passou a dominá-la, não parou de evoluir e, assim, surgiram às vilas e as cidades.


No Século VI
Surgem os primeiros albergues na região do mediterrâneo – as chamadas estalagens.


Durante o Império Romano
Os palacetes são utilizados para hospedar reis e nobres, e começam as vendas de mordomias, como privilégios para os mais ricos, com alimentos para as refeições fornecidos pelos agricultores, de graça.


Durante a Idade Média
Com o crescimento e o desenvolvimento das cidades e das práticas de comércio, surgem os primeiros alojamentos com serviços de refeições.


Na França de 1407
Encontram-se os primeiros registros de hóspedes nas estalagens com a finalidade de aumentar a segurança dos viajantes.


Na França após a Revolução Francesa
Surgem os restaurantes especializados que servem refeições requintadas e completas com alimentos variados e diversas formas de preparo culinário. Inicia-se a preocupação com o requinte. Os mosteiros também oferecem hospedagem e refeições.


Nesse período a comida de rua já tem bastante procura e aceitação por ser prática e mais barata.


No Brasil
No início do século XVII, surge a atividade hoteleira e o serviço de refeições nas tabernas para os viajantes e a população em geral.


Em 1885 surgem vários hotéis na capital paulistana. O final do século XIX é marcado com a expansão hoteleira no Brasil, onde se instalaram outros novos empreendimentos hoteleiros:


• 1940 - Inauguram-se os Hotéis Cassinos.
• 1972 - A rede Hilton.
• 1976 - A rede Caesar Park.
• 1979 - Os hotéis Maksoud e Mofarrej.
• 1984 - O hotel Transamérica.



Anos mais tarde acontece a inauguração dos hotéis dos grupos Accor, Sofitel, Gran Mercure, Mercure, Ibis, Formule 1 e outros.


Instalam-se no país também os hotéis individuais e particulares, assim como ocorre à ampliação de pousadas e resorts, empresas hoteleiras que oferecem serviços de alimentação variados em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, bufê, cafeterias e chás.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93