Procedimentos de limpeza nas UHs dos hotéis

A limpeza deve ser feita de cima para baixo e de dentro para fora da UH.
A limpeza deve ser feita de cima para baixo e de dentro para fora da UH.

Turismo e Hotelaria

12/05/2015

A limpeza deve ser feita de cima para baixo e de dentro para fora da UH. O ideal é iniciar pela varanda, se houver, seguindo para o quarto, a sala e por último o banheiro, que exige produtos de limpeza mais fortes.

Na varanda

• Limpar o parapeito com pano úmido e produto de limpeza específico;

• Varrer o chão e passar um pano com produto multiuso.


No quarto e na sala

• Esvaziar a lixeira, tirar o pó das portas, janelas, espelhos, cortinas ou persianas. Usar pano úmido, Mop seco ou úmido ou flanelas;

• Retirar o pó dos móveis, acessórios (luminárias) e objetos decorativos;

• Limpar o telefone e o fio com produto específico; não utilizar álcool porque desbota as cores do aparelho;

• Limpar o rodapé com pano úmido;

• Limpar o piso do quarto de acordo com o revestimento: para carpetes utilizar o aspirador de pó; para pisos de madeira, um pano úmido.


A Cozinha - se houver

• Lavar, secar e guardar a louça;

• Limpar o fogão, a pia e eletrodomésticos, se houver;

• Retirar o lixo.


Para arrumar a cama

• Afastar o colchão da cabeceira da cama e posicionar o protetor de colchão nos quatro cantos;

• Acertar a saia, se houver;

• A partir dos pés da cama, estender o primeiro lençol e centralizá-lo no colchão;

• Dê a volta ao redor da cama envelopando os quatro lados e cantos, sem deixar nenhuma dobra ou rugas;

• Estender o segundo lençol pelo lado avesso; se ele não tiver a barra do vira de forma centralizada na cama, faça-a;

• Colocar as fronhas nos travesseiros e posicioná-los na cabeceira da cama;

• Estender a colcha e colocar as almofadas, se houver.


A limpeza do banheiro

• Vestir as luvas de borracha para realizar a limpeza;

• Limpar os azulejos do boxe do chuveiro com produtos específicos. Utilizar esponja dupla face com o produto e um pano para secar e dar brilho ao azulejo;

• Limpar a saboneteira;

• Lavar o piso do boxe com produto de ação desengordurante e desinfetante diluído, conforme indicação dos produtos; esfregar o piso com vassoura, enxaguar e secar;

• Se houver banheira, utilizar o mesmo produto do boxe; esfregá-la com esponja macia, enxaguar e secar;

• Limpar o vidro do boxe com produto específico, secar e dar brilho com pano seco;

• Para limpar o vaso sanitário, usar desinfetante, esfregar com a escova de cabo em todos os locais; limpar a tampa e todo o lado de fora com pano embebido com desinfetante. Limpar a válvula de água e dar descarga. Colocar desinfetante para finalizar e perfumar;

• Limpar os espelhos e a moldura, as partes cromadas e interruptores de luz com produtos multiuso;

• Limpar a bancada da pia e a bacia com esponja dupla face úmida com produtos adequados; enxaguar e secar;

• Retirar a lixeira do banheiro e lavá-la;

• Lavar o piso do banheiro com produto desengordurante e vassoura para esfregá-lo; dar atenção aos cantos e secar o piso;

• Limpar a porta do banheiro incluindo o batente, as dobradiças e a maçaneta; finalizar com pano seco;

• Repor as amenidades que o hotel oferece: sabonetes, xampu, condicionador e outras;

• Repor o papel higiênico e colocar sobre a tampa do sanitário a fita indicando que foi higienizado;

• Colocar as toalhas de banho e rosto nos locais determinados;

• Colocar desinfetante nos ralos;

• Fechar a janela do banheiro deixando um espaço pequeno aberto para ventilar;

• Deixar a porta do banheiro aberta.


Ao finalizar a limpeza

• Certificar-se de que as tarefas em todos os ambientes foram cumpridas;

• Observar se os quadros nas paredes estão nivelados;

• Verificar se os móveis estão em seus lugares corretos, assim como os objetos de decoração;

• Fechar as janelas e cortinas;

• Verificar se não foi esquecido nenhum produto de limpeza nos ambientes;

• Apagar as luzes;

• Fechar a porta com a chave;

• Anotar no formulário que está tudo certo (Ok) e avisar a recepção que o apartamento está pronto para ser ocupado.

É importante lembrar que a qualidade dos serviços prestados pelo hotel é sempre observada pelo hóspede. Desde o acolhimento até a arrumação da cama, as tarefas devem ser bem executadas, buscando oferecer sempre o melhor para o cliente. Daí a importância de se buscar sempre a formação e atualização dos serviços prestados pelos funcionários do hotel.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93