Principais atribuições da camareira

A camareira responde por suas atividades diretamente à supervisora de andares.
A camareira responde por suas atividades diretamente à supervisora de andares.

Turismo e Hotelaria

12/05/2015

A camareira responde por suas atividades diretamente à supervisora de andares, à assistente de governança ou ainda à governanta geral ou executiva.

Basicamente, a camareira é responsável:

• Pela limpeza e arrumação das UHs, das áreas comuns e sociais.

• Pelo preenchimento de formulários que controlam a rotina de trabalho do setor e pelos controles de entradas e saídas de produtos do estoque, relatórios de ocupação e status das UHs.

• Ler e assinar diariamente o livro de ocorrências da governança. Nesse livro são registradas as rotinas e acontecimentos inesperados, as recomendações sobre determinados hóspedes, como por exemplo: “hóspede alérgico a produtos com perfume forte”. A gerência de hospedagem verificará as anotações.

• Fazer a leitura diária dos relatórios de ocupação das UHs atualizados. Esse relatório é de responsabilidade da recepção e encaminhado à governança pela manhã. Nele, que poderá ser informatizado ou não, é registrado se as UHs estão ocupadas, vazias, em manutenção e ainda, a quantidade de hóspedes e os leitos ocupados.

• Ao iniciar os trabalhos, selecionar as chaves mestras das UHs e das áreas que lhe são designadas para a jornada de trabalho.

• Cuidar da limpeza e arrumação das UHs respeitando a divisão do trabalho e as normas para executá-lo.

• Servir o café da manhã quando solicitado no serviço de andares e em estabelecimentos de pequeno porte.

• Retirar as louças e utensílios das UHs do café da manhã ou refeições em hotéis que não tenham o serviço exclusivo de room service.

• Verificar as condições dos móveis, cortinas, colchões, carpetes ou tapetes, revestimentos de parede, o funcionamento de utensílios ou eletrodomésticos, equipamentos presentes nas UHs e notificar os que necessitam manutenção ou algum outro problema a sua chefia imediata.

• Recolher e etiquetar os objetos esquecidos pelos hóspedes com nome, data da estadia, número da UH, características do objeto e entregá-lo à supervisora de andares que se responsabilizará por guardá-lo e comunicar ao hóspede.

• Ao finalizar a arrumação das UHs, repassar as anotações no Relatório de Ocupação descrevendo se estão livres, reservadas ou em manutenção.

• Na saída (check-out) do hóspede fazer a vistoria da UH e comunicar à recepção eventuais “desaparecimentos” de objetos do patrimônio local.

• Fazer o inventário de todos os produtos e enxovais estocados no depósito de acordo com a rotina do hotel – tem hotéis que o inventário é quinzenal e em outros, mensal – e registrá-lo em formulário específico.

• Contar e registrar todos os enxovais retirados da rouparia e colocados no carrinho, e vice-versa. Os enxovais usados que são encaminhados à lavanderia também são contados e registrados em formulários.

• Organizar a entrada e saída dos enxovais quando for responsável pela contagem geral dos que serão encaminhados à lavanderia.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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