Limpeza e arrumação das UHs

A recepção é responsável por informar o relatório da camareira.
A recepção é responsável por informar o relatório da camareira.

Turismo e Hotelaria

12/05/2015

A recepção é responsável por informar o relatório de ocupação das UHs para as camareiras logo pela manhã. Ao final da limpeza e arrumação, a camareira atualiza o relatório e entrega para a governanta, que direciona as informações atualizadas para a recepção. As orientações relativas à limpeza devem ser adaptadas a cada estabelecimento.

Existem siglas comuns utilizadas no relatório de ocupação.

OCD = Leito ocupado.

BAG = Ocupado sem bagagem.

DOR = Dormindo.

NDOR = Ocupado, não dormindo.

VAGO ou LIVRE = Sem hóspede.

IMPED ou MAN = Em manutenção ou obras.

BLOQ = Bloqueado para manutenção ou obras.


Agora que conhecemos as siglas utilizadas em relatórios, aprenderemos alguns procedimentos e ações que devem ser seguidos e respeitados no serviço de governança.

Procedimentos para entrar na UH

• Verificar se o hóspede está ausente ou solicitar licença para entrar. Quando o hóspede se encontrar no local, é recomendado proceder à limpeza com a porta aberta para segurança dos dois: hóspede e camareira.

• Ligar todas as luzes da UH para verificar se existem lâmpadas queimadas, solicitando a troca quando necessário.

• Testar os equipamentos elétricos: TV, ar-condicionado, controle remoto, chuveiro, para verificar a necessidade de possíveis consertos.

• Se houver necessidade de manutenção em algum equipamento ou reparos, preencher o relatório para registro da ocorrência e providenciar a manutenção.

• Desligar as luzes e equipamentos após verificar o funcionamento correto.


O início da limpeza

• Abrir todas as janelas para ventilar o ambiente (cuidado nos dias de chuva para não deixar água entrar no local).

• Recolher as roupas dos hóspedes que estiverem sobre as camas e poltronas e colocá-las nos armários.

• Organizar os jornais, revistas, papéis em geral. Não jogar nada no lixo.

• Se houver louças no ambiente, direcione-as ao setor de alimentos e bebidas. Nunca lavar louças nas pias do banheiro das UHs que não têm cozinha, para que não ocorram contaminações.

• Se houver cinzeiros, jogar os cigarros e charutos no lixo e lavá-los na pia do banheiro.

• Recolher as toalhas de banho e rosto para lavar. Alguns hotéis recomendam aos hóspedes deixá-las no chão para identificar a necessidade de trocas ou dentro da pia do banheiro.

• Colocar as roupas para lavar em sacos próprios e colocá-las no carrinho de serviço para encaminhá-las à lavanderia.

• Retirar as roupas de cama e colocá-las no saco específico do carrinho de serviço. Se houver peças manchadas, colocá-las para lavagem em sacos separados.

• Verificar se existem irregularidades no colchão e comunicar à manutenção para troca.


O frigobar

• Verificar a temperatura e se a lâmpada interna está funcionando corretamente; se houver necessidade de reparos, ele deve ser substituído por outro.

• Esvaziá-lo para realizar a limpeza. Usar um pano úmido e não utilizar produtos de limpeza com cheiro.

• Guardar os produtos novamente.

• Verificar a necessidade de reposição de produtos e completar de acordo com a lista.

• Atualizar o formulário de controle de consumo e mandar uma via para a recepção, que anotará nas despesas do hóspede.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93