Turismo na bíblia? Sim ou não, há destinos para se conhecer!

Procura cada vez maior pelos destinos bíblicos
Procura cada vez maior pelos destinos bíblicos

Turismo e Hotelaria

26/04/2015

TURISMO NA BÍBLIA? SIM OU NÃO, HÁ DESTINOS PARA SE CONHECER!

 

Consideremos para finalidade de estudo do tema, um dos livros mais lidos e conhecidos do mundo, a Bíblia Sagrada, que em muitos casos, independentemente do credo e fé de cada um, é certamente uma das leituras mais frequentes em suas vidas, seja por questões de prática religiosa, de estudo e especulação como também em cursos teológicos e/ou filosóficos, ou ainda por curiosidade. Entendamos que aqui não se trata de preferência religiosa, mas da abordagem de um material claramente rico para o desenrolar do presente artigo. Também não se trata de garantir a existência da atividade turística no espaço e tempo em questão, mas sim apresentar algumas considerações outrora feitas por especialistas quanto à observância de algumas passagens.

 “De épocas muito anteriores ao termo latino “tornus” é a palavra “tour”, não da língua francesa, mas do hebraico antigo em seu sentido puro e literal, como expressão designativa de “viagem de exploração, de descoberta, de reconhecimento”, usado como indicativo de viagem turística no Livro dos números, que, no Capítulo XIII, versículo 2, literalmente expressa: Envia homens, um de cada tribo, para explorar a terra de Canaã, que vou dar aos filhos de Israel. Enviareis todos aqueles que sejam seus príncipes.” (ANDRADE, José Vicente, 2006, p. 31).

 

A bíblia, não só é a principal ferramenta do cristianismo como é também a base de fortalecimento dos fiéis que a seguem, e nela é possível perceber a existência da necessidade de viajar, do deslocar-se de localidade para localidade por motivações específicas. E o fato é que acreditando ou não, comumente deparamo-nos com passagens bíblicas impostas em nosso dia-a-dia, seja através de correntes repassadas por e-mails, por textos e vídeos motivacionais, assim como mensagens advindas da mídia, e é claro por pessoas de nosso cotidiano que possuem o hábito de manifestar sua fé.

Tomemos como base para apontamento neste artigo a crença de que Moisés fora o primeiro guia de turismo, e por isso fora outorgado pelo Singatur (Sindicato dos Guias Internacionais de Turismo), o Troféu Moisés Turismo, uma premiação para profissionais da área de guiamento, o que comprova a possibilidade aceita por muitos de que ele fora mesmo o primeiro guia de turismo do mundo.

 O prêmio, idealizado em 1989 pelo diretor da Tia Augusta, Paschoal Fortunato, é uma referência ao personagem bíblico Moisés, que Fortunato diz ser “o primeiro e maior guia de turismo de todos os tempos”.”. (Tia Augusta entrega Troféu Moisés a Guias; Disponível em http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/%3Cstrong%20id =%27kw%27%3Eoperadoras%3C/strong%3E/tia-augusta-entregatrof eu-moises-a-guias_70664.html Acessado no dia 11/09/2013).

 

“Depois do anjo da morte ter passado pelo Egito, matando todos os primogênitos, o Faraó disse a Moisés para pegar Israel e deixar a terra, e assim a viagem começou.”(Êxodo 19:14-25; Números 20:1-13; Deuteronômio 34:1-12). Segundo a bíblia, Moisés libertou o povo judeu da escravidão no Antigo Egito, e depois guiou esse mesmo povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem onde o Mar Vermelho se abre para sua travessia, para possibilitar que a mesma se desse de forma segura.

“No contexto do capítulo bíblico – que fornece os nomes dos que viajaram o roteiro sugerido por Moisés, a descrição da terra e de seus produtos, além do próprio relato final da viagem – o termo “tour” não deixa a menor dúvida com respeito ao seu significado restrito, que não se repete em nenhum outro lugar da Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento.” (Andrade, José Vicente, 2006, p. 31).

 

Ainda da bíblia, fora retirada a ideia de que ali houve um primeiro cruzeiro marítimo, no caso “A Arca de Noé”: “Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo de mim nesta geração [...] Porque, passados ainda 7 dias, farei chover sobre a Terra 40 dias e 40 noites [...]”. (Gênesis 7:1.4). Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.”. (Gênesis 7:7).

A verdade é que a bíblia nos deixou a curiosidade por destinos fantásticos, que até hoje desperta interesse em todo indivíduo que busca uma boa aventura e/ou experiência de vida. Assim, há no mercado turístico inúmeras ofertas de destinos religiosos, cujas citações bíblicas são responsáveis por sua atratividade, onde independentemente da religião e credo de cada um, tem-se sempre a intenção de percorrer caminhos descritos no Livro Sagrado.

 “Cenário de um dos mais espetaculares trechos da Bíblia, o Mar Vermelho ainda hoje é fascinante por sua beleza e riqueza em recursos naturais. Segundo o relato bíblico, foi neste golfo do Oceano Índico, entre a África e a Ásia, que Moisés atravessou com o povo hebreu quando saía do Egito rumo à Terra Prometida. Deus abriu as águas, formando um corredor seco para que os hebreus atravessassem, fechando-o de novo quando os egípcios os perseguiam.” (CYPRIANO, Marcelo & ARON, Amanda; Lugares da Bíblia – Mar Vermelho. Disponível em http://www.arcauniversal.com/mundocristao/series/noticias/lugares-da-biblia---mar-vermelho-3585.html. Acessado no dia 11/09/2013.).

 

Devido à procura cada vez maior pelos destinos bíblicos, que são bastante atraentes a um público curioso e movido pela adrenalina de uma viagem diferente, há operadoras especializadas em roteiros religiosos, como por exemplo, a chamada “Terra Santa”. Assim, há uma gama de opções nas agências de viagens para destinos como Egito, Israel, Jordânia, Turquia, Grécia, entre outros.

 “A Terra Santa uma terra sagrada que encanta por sua história incrível, tendo sido palco da trajetória e missão de Jesus na Terra.” (Viagem à Terra Santa; Disponível no site http://www. Viagens biblicas.com.br/viagem-a-terra-santa/. Acessado no dia 11/09/2013).

 

Tem-se então a possibilidade de meros mortais como nós seguirmos os passos de Jesus e outros grandes personagens bíblicos; este é com certeza o principal lema de quem viaja para esses destinos tão inusitados. Destinos estes que diferem e muito do que foi há milênios, no entanto não se dá importância para isso, já que o que conta mesmo é a oportunidade de conhecer as localidades citada em todo o mundo dada abrangência espacial da Bíblia.

 

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Juliete Vasconcelos

por Juliete Vasconcelos

Turismóloga e Guia de Turismo Regional pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio; Técnica em Agenciamento de Viagens com Habilitação para Credenciamento de Guia Regional, Nacional e América do Sul; Pós-graduanda em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Escritora de romances policiais e resenhista no blog Literaleitura.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93