Redes geográficas no âmbito turístico

Os espaços turísticos podem ser classificados em sítio turístico
Os espaços turísticos podem ser classificados em sítio turístico

Turismo e Hotelaria

14/02/2015

A Revolução Industrial foi um fator de grande importância para a atividade turística, pois com a explosão demográfica, a modernização dos meios de comunicação, a revolução nos transportes, a construção de linhas férreas cobrindo grande parte do território e reduzindo o tempo dos deslocamentos, desencadeou-se um visível aumento na mobilidade humana. O turismo por apresentar uma grande importância socioeconômica e estar em constante desenvolvimento aperfeiçoa e intensifica cada vez mais essa mobilidade, ou seja, a evolução tecnológica permitiu uma conexão entre os destinos turísticos.


As redes geográficas são linhas (imaginárias), paralelos e meridianos que servem de base para localização em qualquer parte do território, as redes são utilizadas na confecção de mapas. Com a organização do espaço geográfico é permitido que o mundo esteja aqui e que estejamos em qualquer parte do mundo em um curto prazo de tempo, permitindo a aceleração dos fluxos.


O território possui distâncias geográficas, políticas, culturais, econômicas, mas a aproximação das populações é cada vez maior e isso se dá por meio das redes geográficas, através delas é possível ultrapassar fronteiras. É no contexto de espaço geográfico turístico, que a atividade turística está inserida em redes, fazendo a conectividade entre os lugares turísticos e os fluxos de pessoas.


Os espaços turísticos podem ser classificados em sítio turístico (É a atração turística propriamente. Os turistas visitam o lugar e retiram-se.), infraestrutura turística (toda estrutura que dá apoio para atividade turística), estações turísticas (turismo familiar, estrutura-se em áreas povoadas, pequenas cidades em geral, com grande capacidade de hospedagem para o período da estação turística. Suas atrações vinculam-se às estações do ano.) e cidade turística (com grande capacidade de hospedagem para o período da estação turística. Suas atrações estão diretamente ligadas a estação do ano.).


Qualquer lugar turístico se encaixa em uma dessas quatro categorias. Elas compõem a rede espacial do turismo e sua escala de abrangência pode ir do local até o global.


O fluxo turístico implica no deslocamento de um conjunto de turistas que se movimentam de uma direção para outra, podendo ser dividido:

• Fluxo turístico Receptivo
(turistas internacionais ou nacionais que vão para as áreas de atração).

• Fluxo turístico Emissivo (turistas internacionais ou nacionais que saem de seus locais de origem para uma ou várias área receptiva).

• Fluxo turístico Itinerante:
processa-se pelo deslocamento de turistas que se destinam a um ou mais núcleos receptivos, não gerando possibilidade de pernoite.

• Fluxo turístico de estada: referem-se aos turistas que permanecem numa dada área receptivas em fins de semana ou em feriados prolongados.

• Fluxo turístico sedentário-residencial: turistas que se destinam predominantemente a um núcleo receptor, permanecendo por tempo indeterminado.


A conexão implica nas relações locais de origem e de destino, incluindo rotas de transporte, relações, negócios e as diversas motivações de viagens. A relação entre redes geográficas e o turismo tem bastante influência através da organização do espaço.





Referência


• http://profclaudenir.blogspot.com/2011/05/globalizacao-e-as-redes-geograficas.html
• http://egal2009.easyplanners.info/area05/5512_Santana_Dias_Mauricio.pdf
• http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2615/2279
• http://www.ub.edu/geocrit/b3w-451.htm

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Elizabeth Medeiros Santos

por Elizabeth Medeiros Santos

Elizabeth Medeiros, tenho 25 anos, graduada em Turismo pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte - UERN, curso o último período do Curso Técnico de Eventos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93