Hotelaria e gestão

O ramo hotelaria é bem promissor
O ramo hotelaria é bem promissor

Turismo e Hotelaria

08/01/2015

Este artigo tem o objetivo de mostrar como se dá o funcionamento de uma empresa no ramo hoteleiro/turismo Nesse artigo será analisado o processo/motivação que levou ao funcionamento da empresa, desde as motivações para sua fundação, passando pela legislação que envolve a empresa, como é feita a comunicação dentro da empresa, como ocorre à organização do processo produtivo e quais são os principais gastos da mesma.


O ramo hotelaria é bem promissor dependendo da região, ramo esse que esta assumindo uma proporção significativa no meio turístico no Brasil.


As Empresas têm como principal produto a prestação de serviços, o que o hospede busca em qualquer empresa do ramo é o reconhecimento e excelência no atendimento, agregando ao mesmo um ótimo local para descanso e lazer. O hotel é uma boa opção onde se podem programar eventos como casamentos, lua de mel, confraternizações, cafés da manhã, coffee breaks, almoços e jantares com várias opções de cardápios.


Os visitantes devem ser considerados clientes em potencial que buscam no hotel o primeiro contato direto com a natureza seja ela viva ou estática do lugar, buscando trazer área de lazer com jogos de sinuca, tênis de mesa, passeio de pedalinho, caminhada, trilhas pela mata, pescaria, banho de piscina, de açude e de bica, além de uma super hidromassagem na queda d’água do lago, é um bom exemplo de serviços. O Hotel Quita das Alamandas trabalha com chalés, todos construídos com madeira de lei e possuem varanda panorâmica com vista para o nascer do sol e para um lago natural, os chalés são equipados com ar-condicionado, TV a cabo, minibar, chuveiro elétrico e WI-FI.


O Hotel exerce função de empresa privada com fins lucrativos com a administração feita por um gerente.


A maioria das empresas nos seis primeiros meses de sua fundação opera em caráter informal no chamado soft opening, para sentir o potencial do mercado, logo depois tem que ser registrada em caráter formal, para evitar multas entre outras coisas.


O Hotel precisa ter um quadro de funcionários ou colaboradores. As tarefas devem ser divididas de acordo a necessidade, e o quadro de funcionários de forma hierárquica estão subordinados ao gerente da seguinte forma: administração, recepção, copa/cozinha, seguranças, lavadeiras, jardinagem e serviços gerais, como exemplo. As características da administração devem estar bem definidas, a direção no caso da Empresa esta diretamente ligada a gerencia e administração, tudo passa por esses setores. As chefias são cargos intermediários que repassam informações a direção (Gerencia).


A comunicação preferencialmente dentro da empresa deve ser feita de maneira interpessoal de pessoa a pessoa.


As ferramentas estatísticas que obrigatoriamente devem ser usadas para analisar dados diários são:

• Trabalhar em equipe;
• Contribuir com sugestões de maneira efetiva;
• Organizar e priorizar informações;
• Classificar e analisar dados;
• Pensar de forma criativa;
• Aumentar a efetividade do seu trabalho diário.
De maneira geral podemos classificar as ferramentas como:
• A busca de soluções de problemas de maneira criativa;
• O mapeamento do processo;
• A organização de informação;
• As analises de dados.


A solução de problemas de maneira criativa significa aproveitar oportunidades e ampliar sua forma de pensar, para incluir ideias que trazem mudanças. O mercado competitivo atual exige uma abordagem mais criativa para solução de problemas.


A criatividade é uma habilidade natural, que todos possuem desde que disponham da ferramenta do ambiente certo para trabalhar.

Toda empresa deve ser constituída de maneira legal trabalhando dentro da lei que envolve seu ramo de atividade,. Decreto-lei 1191/71 | Decreto-lei nº 1.191, de 27 de outubro de 1971.


O salário do empregado contratado por CLT é de acordo com a categoria. A jornada de trabalho do empregado é de 7 horas e 20 minutos por dia 6 dias da semana, sendo os funcionários tem direito a uma folga durante a semana, as folgas nos domingos são de oito em oito semanas.


Deve-se acreditar que o segredo do sucesso profissional é antes de tudo, ter determinação para lutar com obstinação por algo desejado, por isso incentiva atividades que garantam.

• • A busca pelo desenvolvimento sustentável;
• • Produtos que geram confiança ao consumidor e a sociedade;
• • Pessoas talentosas que procurem negócios com fortes culturas e valores;
• • E a qualidade com um importante diferencial competitivo.


Os valores são:

• • Ética;
• • Confiabilidade;
• • Agilidade;
• • Credibilidade;
• • Diversidade;
• • Determinação;
• • Solidariedade.


“A visão deve ser referencia, compromissada com a qualidade, diversidade, segurança aos clientes, consumidores e colaboradores, objetivando sempre o crescimento sustentável” enfatiza o empresário.


Atualmente, as pessoas são o maior patrimônio das empresas. Afinal são elas que criam, interagem, elaboram produtos, prestam serviços e trazem resultados. Portanto manter e desenvolver pessoas capazes de estar alinhada com este cenário para que efetivamente alcancem os resultados desejados, passou ser um dos maiores desafios das empresas.


Se a empresa não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente não será possível potencializar a força humana desse grupo. A comunicação e algo prioritário que deve merecer grande atenção. O relacionamento tem que ser ágil e transparente da direção com os diferentes públicos internos e entre os próprios elementos que os interagem.


A solução de problema de maneira criativa significa aproveitar oportunidade e ampliar sua forma de pensar, para incluir ideias que trazem mudanças.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Raimundo Carpeggiani Ferrreira Melo

por Raimundo Carpeggiani Ferrreira Melo

AMPLO CONHECIMENTO EM QUESTÃO ADMINISTRATIVAS E PROJETOS, COM FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BACHARELADO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93