Personal Travel: eficiência e lazer em uma mesma profissão

Profissional precisa ser dinâmico e criativo
Profissional precisa ser dinâmico e criativo

Turismo e Hotelaria

26/03/2014

Um computador de mesa com internet de alta velocidade e um aparelho smartphone conectado sempre ao 3G e que o acompanha onde quer que esteja. Esses são os instrumentos de trabalho do turismólogo, Adriano Coelho, que quando não está à frente do computador instalado no quarto, mas ao andar pela cidade ou até mesmo em uma roda de amigos, sempre está de olho no celular, acompanhando a caixa de e-mail e os aplicativos das redes sociais. É com essa forma dinâmica e sempre muito bem comunicativa que Adriano atende, durante todo o dia, seus clientes que estão em busca de serviços como uma simples compra de passagem aérea ou até mesmo a idealização de um complexo roteiro de viagem.

“Resolvi fazer turismo em 2001. Essa escolha foi motivada pela experiência que tive em ter morado no exterior. De fato, é algo que move as pessoas na busca do novo e a realização de seus sonhos. E com esse intuito de poder oportunizar esta realização de sonhos, os quais são descobertos por meio dos sentidos e não de algo palpável, que decidi fazer a faculdade de Turismo.” Da passagem pelos Estados Unidos, onde morou por um ano, até o término da faculdade, Adriano sempre buscou oportunidades de emprego em eventos e agências. Foi quando decidiu desenvolver uma atividade diferenciada, que muitos profissionais do ramo vêm adotando pela busca de um ganho a mais na renda e pela flexibilidade da jornada de trabalho, e que ao mesmo tempo oferecesse segurança, conhecimento e tranquilidade ao cliente, caracterizando assim, o chamado Personal Travel.

“Acredito que o que diferencia um personal travel de um agente de viagem de uma agência tradicional seja o fato de poder oferecer serviços diferenciados e com maior atenção aos seus clientes, que no meu caso, é dar atendimento desde o início dos planos em viajar, a descoberta do destino, a viagem em si e o pós-venda que possibilita uma valorização da pessoa e o destino que ela conheceu e, dessa forma, o meu enriquecimento intelectual do destino e a melhoria nos serviços oferecidos. Um agente de viagem de uma agência qualquer não tem tempo disponível para dar este suporte de pré e pós-venda hoje em dia”, explica o jovem empreendedor.

Quanto à clientela, foi algo natural. Graças à informalidade, Adriano foi aumentando a sua agenda de contatos. Atualmente, o personal travel realiza em média de três a quatro atendimentos ao dia. “Comecei com meus primos e familiares que me procuravam para saber sobre uma passagem ou dica de viagem para lazer, lua de mel ou negócio. Com a crescente demanda percebi que isso era algo que deveria explorar e foi o que fiz. Comecei a atender em casa mesmo, efetivando reservas de hotéis, locação de carros, planejamento de viagens para a minha família e amigos. Hoje, atendo não somente minha família, mas amigos e amigos de amigos pelo mundo a fora. Tenho clientes nos Estados Unidos, Londres, Dinamarca e no Brasil todo.” A renda varia muito e gira entre 2 e 3 salários mínimos. “Não posso reclamar! (risos)”, declara.

A rotina de trabalho é sempre bem puxada como a de qualquer outro profissional. Mas com essa flexibilidade o jovem ainda divide seu tempo com o treino de malhação na academia e diversos compromissos religiosos, sem ainda se esquecer das festas afins e as baladas noturnas em qualquer dia da semana. “Apesar de trabalhar em minha casa, eu tenho horário para dar início aos meus trabalhos e não tenho hora para finalizar. Um trabalho com comprometimento faz toda a diferença”.

E como não unir o útil ao agradável? Adriano afirma que acompanhar as viagens também é possível e prazeroso. “Já viajei com clientes para o Pantanal, Bonito e para Assunção (Paraguai). Um caso interessante foi quando viajei para Assunção há dois anos com uns amigos. Como eu já havia ido para esse destino algumas vezes antes desta viagem, eu já conhecia um pouco mais da cidade e o que ela poderia nos oferecer. Portanto, fomos em bares e restaurantes bacanas, visitamos pontos turísticos de interesse cultural e histórico da região e fizemos compras de artigos importados. Enfim, foi uma viagem espetacular”.


Fidelizando Clientes

Não se pode negar que a atividade turística está entre as que mais crescem no mundo e diante de um mercado competitivo, Adriano foi uma pessoa que soube aplicar a tecnologia a seu favor e a favor de seu cliente, disponibilizando todo tipo de solução para viagens. Alguns viajantes, por exemplo, deixam a cargo do personal travel até mesmo a escolha do destino, considerando preços de pacotes, negociações com as operadoras, acompanhamento dos serviços, etc. “Posso fazer um atendimento estando tanto aqui em Campo Grande como em Nova Yorque ou em Lisboa. As tecnologias chegaram ao alcance da maioria da população, o que facilitou e muito o meu trabalho. Hoje tudo é on-line desde a emissão de um bilhete aéreo até a liberação de um Voucher de hotel, passeio ou locação de carro. Outro fator bastante importante neste processo é a conquista de confiabilidade de meus clientes nos serviços que ofereço, o que a cada dia tem aumentado e, consequentemente, a valorização do profissional que sou”, analisa ele.

Certamente, o desenvolvimento tecnológico trouxe muitas inovações e facilidades, porém o elemento humano continua sendo a peça fundamental, pois é dele toda responsabilidade dos serviços, garantindo a qualidade do atendimento. “Minhas experiências no turismo foram decorrentes de viagens que já havia feito e o que as viagens me proporcionavam ao final delas, tais como: bem-estar, alegrias e um sentimento que só vivendo poderiam descrever a emoção que sentia ao estar nestes locais, sendo a trabalho ou a lazer. O turismo possibilita a integração de trabalho e lazer ao mesmo tempo. Contudo, por menor que seja seu tempo para o lazer em uma viagem de negócios você acaba interagindo com a população local e, assim, o crescimento cultural e intelectual das pessoas como um todo. Isso é fascinante!”, relata.

Para ele, como diferencial o profissional deve ser dinâmico, criativo e estudioso. E se existe uma receita de sucesso para essa carreira, ele deixa a dica: “Acredito que a receita para o meu sucesso de Personal Travel seja a vontade de realizar sonhos, a disposição para oportunizar e concretizá-los e, principalmente, AMOR & PAIXÃO naquilo que pratico. Faço só se for o melhor e sempre pensando como se fosse para mim, pois você jamais gostaria de fazer o ‘inferior’ para você mesmo. As dicas que dou para quem quer seguir esta carreira de "Personal Travel" é ter carisma e determinação de poder proporcionar um atendimento prestativo e atencioso a quem quer que seja oferecendo o seu melhor, pois trabalhamos com sonhos e não com material palpável que pegamos na prateleira como um ‘sonho de padaria’”, finaliza Adriano Coelho.


Artigo produzido por Rodrigo Corrêa, extraído da revista eletrônica do Portal Educação, 7° edição. Disponível para consulta em: http://www.portaleducacao.com.br/e-revista/edicao/7

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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