Hospitalidade: critérios das estrelas

Os principais estabelecimentos que realizam esses serviços são os hotéis
Os principais estabelecimentos que realizam esses serviços são os hotéis

Turismo e Hotelaria

14/01/2014

A hospitalidade vai além da concepção comum de acolher bem visitantes em nossa casa. O termo abrange a rede de serviços principalmente no segmento de hospedagem, gastronomia e lazer que visam atender uma demanda turística. Os principais estabelecimentos que realizam esses serviços são os hotéis as pousadas, os restaurantes e os centros de convenções.


Para calcular a qualidade da hospitalidade oferecida nesses estabelecimentos foi criado pelo Governo Federal, em parceira com o Inmetro, o Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis (SB Class). Conforme o estabelecimento atende critérios exigidos pelo sistema como: infraestrutura (nível de instalação e equipamentos), serviços (restaurante, bar, dentre outros) e sustentabilidade (uso de recursos, com água e energia elétrica, de forma responsável para o meio ambiente), ele ganha uma estrela como certificado.


Para ganharem estrelas adicionais os estabelecimentos devem atender diferentes critérios para cada categoria (hotéis, resorts, hotéis fazenda e pousadas). Para que o Hotel receba a certificação é necessário se cadastrar no Cadastur e solicitar uma visita de técnicos do Inmetro.


Veja agora os critérios referentes a cada estrela de um estabelecimento de categoria Hotel retiradas do site do Ministério do Turismo:
1 Estrela
- Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas;
- Serviço de guarda dos valores dos hóspedes;
- Área útil da UH, exceto banheiro, com 9 m² (em no mínimo65% das UH);
- Banheiros nas UH com 2 m² (em no mínimo 65% das UH);
- Troca de roupas de cama uma vez por semana;
- Serviço de café da manhã;
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água. Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem. Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las.
2 Estrelas
- Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas;
- Serviço de guarda dos valores dos hóspedes;
- Área útil da UH, exceto banheiro, com 11 m² (mínimo 70%);
- Banheiro nas UH com 2 m² (em no mínimo 70% das UH);
- Troca de roupas de cama duas vezes por semana;
- Sala de estar com televisão;
- Serviço de café da manhã;
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito;
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água. Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem. Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las.


3 Estrelas
- Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas;
- Serviço de mensageiro no período de 16 horas;
- Área útil da UH, exceto banheiro, com 13 m² (mínimo 80%);
- Banheiro nas UH com 3 m² (mínimo 80% das UH);
- Troca de roupas de cama em dias alternados;
- Troca de roupas de banho diariamente;
- Serviço de lavanderia;
- Sala de estar com televisão;
- Televisão em 100% das UH;
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH;
- Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH;
- Serviço de facilidades de escritório virtual;
- Mini refrigerador em 100% das UH;
- Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH;
- Restaurante;
- Serviço de café da manhã;
- Área de estacionamento;
- Programa de treinamento para empregados;
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água. Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem. Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las;
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito.


Para conferir os critérios para a certificação de 4 e 5 estrelas clique aqui.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

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