Origens do turismo

O turismo é uma atividade socioeconômica que se expressa nas sociedades
O turismo é uma atividade socioeconômica que se expressa nas sociedades

Turismo e Hotelaria

19/12/2013

Segundo Yasoshima e Oliveira, "a história das viagens confunde-se com a própria história da humanidade, pois os deslocamentos sempre acompanharam o desenvolvimento humano". De fato, já o homem pré-histórico era nômade e se deslocava em busca de alimento e proteção. Além disso, deixou sua contribuição para o turismo, uma vez que não se pode deixar de dar a devida importância à invenção da roda, no que diz respeito ao desenvolvimento dos transportes. Mas, foi sem dúvida na Antiguidade Clássica, destacando-se as civilizações gregas e romanas, que os deslocamentos ganharam maior impulso pela ênfase que esses povos deram à organização de viagens e aos meios de transporte. Muitas obras viárias dessa época perduram até os dias de hoje.
Registros de Heródoto, conhecido como o primeiro narrador de viagens da humanidade, são responsáveis por muito do que se conhece hoje sobre essas civilizações. É possível dizer, ainda, que nessa época surgiram os embriões do que hoje se conhece por "turismo religioso" e "turismo de saúde" (considerando-se as peregrinações feitas à cidade de Esculápio, Deus da Cura e a busca de banhos termais), já que esses eram, junto com a conquista de territórios, os principais motivos dos deslocamentos dos povos clássicos. Na Idade Média, as viagens davam-se também por motivos religiosos, por parte de fiéis da Igreja Católica buscando indulgência para remissão de seus pecados. Além disso, iniciava-se o que se chama hoje de "turismo de negócios", através de motivações impulsionadas pelas feiras comerciais originárias do desenvolvimento tecnológico alcançado pelos mosteiros.
A Idade Moderna é marcada pelo movimento Renascentista, que resgata os valores clássicos e introduz as viagens de cunho cultural. Na Inglaterra, por exemplo, era comum a prática do grand tour, viagens realizadas por jovens das famílias mais abastadas que rodavam o continente europeu em busca de aprendizado. Nessa época, também, ressurge o termalismo típico das civilizações greco-romanas. Barreto concorda e confirma que "o surgimento do turismo na forma que o conhecemos hoje não foi um fato isolado; o turismo sempre esteve ligado ao modo de produção e ao desenvolvimento tecnológico. O modo de produção determina quem viaja, e o desenvolvimento tecnológico, como fazê-lo.". Pois foi, então, a Revolução Industrial o principal fator que ocasionou o surgimento da atividade turística organizada como se conhece hoje, graças à invenção do motor a vapor e o consequente desenvolvimento dos transportes. A máquina a vapor foi desenvolvida por James Watt, que por volta de 1800 já havia vendido mais de 500 unidades do invento às fábricas inglesas. Segundo Torre, "o invento de Watt despertou a curiosidade de outros cientistas e inventores, entre os quais Richard Trevithick que, em 1801, desenvolveu um modelo de máquina sobre rodas que gerava energia suficiente para se mover, sendo chamada de 'Locomotora'." No entanto, a invenção do trem é legado de um jovem fascinado por máquinas, chamado George Stephenson, que, em 1814, construiu um motor com objetivo de puxar vagões dentro de uma mina de carvão. Torre descreve: Outro importante uso do motor a vapor foi na navegação, que, aliás, se deu antes mesmo de sua aplicação nas locomotivas, e possibilitou a implantação das primeiras linhas transoceânicas. Nesse ramo o destaque foi de Robert Fulton que realizou a primeira navegação a vapor bem sucedida em 1807.
O navio de Fulton, chamado Clermont, percorreu 420 quilômetros de Nova Iorque até Albany. É importante destacar aqui que a introdução da máquina a vapor, tanto nos trens, como nos barcos, representou um avanço significativo nas características desses transportes:  O aumento da velocidade permitia viagens mais curtas e, portanto, mais confortáveis e menos cansativas.  A capacidade de transportar um maior número de pessoas em um só deslocamento tornava a viagem mais barata e, assim, mais acessível a classes socioeconômicas que até então não viajavam. Desta forma, os viajantes adquiriram novos hábitos e as viagens tomaram um novo rumo. Nascia, então, o turismo como atividade socioeconômica expressiva nas sociedades.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93