Atividades no Parque Municipal Renné Giannetti

O Parque Municipal Renné Giannetti é patrimônio ambiental de BH
O Parque Municipal Renné Giannetti é patrimônio ambiental de BH

Turismo e Hotelaria

17/08/2013

O Parque Municipal, como é mais conhecido, possui180.000 m2de área totalmente cercada e é o principal parque de Belo Horizonte. Fica no centro da capital, ao lado da Avenida Afonso Pena.

Em1894, a comissão construtora, instalada em Belo Horizonte, sob a coordenação do engenheiro Aarão Reis, adicionou, dentro do projeto, a decisão de transformar a chácara em área de lazer para a população, dando origem ao Parque Municipal. O Projeto inicial foi elaborado pelo arquiteto Paul Villon.

O Parque foi fundado em 26 de Setembro de 1897, na época da construção da nova capital e reestruturado em 1992, através da Administração regional Centro-Sul, em convênio com a Companhia Vale do Rio Doce. Atualmente, foram realizadas obras de revitalização do coreto da praça, palco de vários eventos populares.

Dentro do parque fica sediado também o Teatro Francisco Nunes que inicialmente era chamado Teatro de Emergência, sendo inaugurado em 1950 pelo prefeito Otacílio Negrão de Lima. Nessa época a cidade carecia de teatros e o antigo Teatro Municipal havia se transformado em Cine Metrópole, demolido em 1983, e o Palácio das Artes ainda estava em fase de construção.

O Parque Municipal de Belo Horizonte recebeu no dia 28 de Julho, a segunda edição do evento "SESC no Parque". Durante todo o dia, aproximadamente 40 mil pessoas passaram pelo parque, onde foram ofertados vários serviços e atividades recreativas, esportivas e culturais.

Toda a programação foi gratuita e foram oferecidos exames e orientações de saúde, palestras sobre nutrição e boa alimentação. Também houve atividades como a visita ao planetário, empréstimo de livros e a apresentação dos Corais de idosos, representados pelas várias unidades do SESC.

Os Corais se apresentaram sob a regência do Maestro Antônio Augusto Leroy, músico, bacharel em turismo, ex-discípulo do Maestro Márcio Miranda Pontes e atualmente à frente das unidades: Coral SESC Desportivo, Coral SESC Tupinambás, Coral SESC Floresta, Coral SESC Santa Luzia, Coral SESC Contagem/Betim e Coral SESC Venda Nova.

No repertório, músicas da Bossa-nova, com o propósito de homenagear o poeta e músico Vinícius de Morais. As apresentações dos corais discorreram durante todo o dia. O megaevento, 2a edição do SESC no parque, foi distribuído ao longo de todo o espaço do parque, da seguinte forma:

No palco principal se apresentou a Orquestra de Câmara SESC, Festival de acordeom, chorinho e samba na Praça com Zé da Guiomar, Minas ao luar com Rodrigo Miranda e banda e causos e violas da Gerais com o Chico Lobo e banda. Outras atividades: BiblioSESC, CineSESC, Cenarte, Livro ao pé da árvore, Contação de histórias, cortejos com Pigmaleão, Boi da manta e Fala tambor. Podemos observar que através da realização do evento desse porte pode-se abranger vários objetivos obtendo inúmeras áreas de interesse, mobilizando milhares de pessoas, agrupados em:

- Artístico;
- Cívico;
- Científico;
- Cultural;
- Desportivo;
- Folclórico;
- Lazer;
- Religioso;
- Social,
- Técnico;
- Político.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Antônio Augusto de Almeida Leroy

por Antônio Augusto de Almeida Leroy

Antônio Augusto de Almeida Leroy Currículo : Antônio Augusto de Almeida Leroy, formado em música - OMB 11.971, Conselheiro Suplente na Ordem dos Músicos do Brasil, Bacharel em turismo CRA - 07-000038/D, Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica. Participou do Curso Oficina Coral 2011, de Técnica de regência e dinâmica coral, 1º Congresso de Música de Minas Gerais em 2003; estagiou na área de eventos no Coral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, participou da Semana Nacional dos eventos em 2009 e 1º Encontro de Turismólogos Mineiros em 2008. Concluiu o curso de Capacitação em Turismo, História e Cultura de Minas, promovido pelo Ministério do Turismo em 2010. Em 2013 participou do Encontro de Educadores, promovido pelo Fecomercio, na cidade de Ouro Preto. Trabalhou no SESC/MG onde foi responsável pela regência e técnica vocal dos Corais de Idosos da Instituição. Atualmente leciona na Clave de Sol Cursos Musicais e rege o Coral Santos Anjos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93