O turismo rural

O espaço rural cada vez mais se associa ao espaço do ócio
O espaço rural cada vez mais se associa ao espaço do ócio

Turismo e Hotelaria

26/04/2013

O espaço rural cada vez mais se associa ao espaço do ócio. A adaptação do espaço rural para as necessidades do mundo urbano tem potencializado enormemente suas aptidões turísticas, não para a prática de um turismo massificado, limitado as áreas do litoral e a algumas localizações na montanha onde se podem praticar esportes relacionados à neve, mas somente para um turismo de baixas densidades adaptado as características do mundo rural. Entre as diferentes e amplas modalidades do turismo existente na atualidade, será interessante ressaltar aquelas que têm maiores possibilidades de desenvolvimento no mundo rural tais como:

• O turismo rural ou agroturismo: turismo de baixas densidades que busca a tranqüilidade do mundo rural, o contato com a natureza, a proximidade com as atividades agrárias tradicionais, etc. o turismo rural recebe o nome específico de agroturismo quando se desenvolve em estabelecimento de acolhida que alternam a atividade turística e agrária.

• O turismo infantil e juvenil: com estabelecimentos de acolhida específicos como casas de colônias, granjas escola, escolas da natureza, etc.

• O turismo ecológico: destinado ao estudo de distintos ecossistemas e que acostuma estar associado com o público infantil e juvenil.

• O turismo de saúde: destinado, sobretudo as pessoas com idade mais avançadas é fundamentado nas boas condições climáticas e ambientais, a tranqüilidade, etc. Nesse tipo de turismo pode-se também abrir residências geriátricas dirigidas, sobretudo a pessoas idosas procedentes das aglomerações urbanas.

• O turismo de abastecimento: destinado a adquirir os produtos agrários e artesanais próprios das áreas rurais. A generalização das agrovendas, estabelecimento em que se pode encontrar toda a gama de produções agrárias e artesanais de uma determinada área, está associada à expansão deste tipo de turismo com boas expectativas de desenvolvimento.

• Turismo associado aos esportes de aventura: os esportes de aventura complementam a oferta turística do mundo rural nos casos em que a tranqüilidade não é um chamariz suficiente para atrair turistas.

• Turismo cultural: turismo associado tanto à visita ao patrimônio cultural do mundo rural como a reprodução das condições de vida tradicionais, em muitos casos em fase de extinção. A proliferação de ecomuseus dentro do mundo rural constitui uma progressiva adaptação das novas exigências do turismo cultural. 

Normalmente, a oferta turística do espaço rural é o resultado da combinação de diversas modalidades turísticas. Os efeitos benéficos do turismo rural estão em bastantes direções, não somente nas estritamente econômicas. Entre estes efeitos pode-se citar o seguinte:

• Incrementos das rendas geradas no espaço rural e quando se trata de agroturismo, na própria exploração agrária.

• Melhoria nas infra-estruturas e equipamentos coletivos, as iniciativas para atrair turismo têm comportado uma melhora substancial das infra-estruturas principais (melhor acessibilidade), dos serviços elementares (recolhimento de lixos) e de equipamentos coletivos.

• Dinamismo associativo, o turismo, sobretudo o turismo como uma presença mais continuada e estável, tem representado como um elemento dinamizador da vida associativa do mundo rural, muito adormecida na maioria dos casos.

• Reabilitação urbana e das casas, a transformação de casas desocupadas por ser segunda residência tem improvisado uma atividade importante de reabilitação de casas que, juntamente com pequenas operações urbanísticas, tem comportado uma melhora substancial da imagem urbana de muitos pequenos assentamentos rurais.

Os pequenos núcleos urbanos divididos pelo espaço rural têm um papel cada vez mais relevante nas estratégias de ordenação do espaço rural. Em algumas ocasiões estes núcleos urbanos se definiram como núcleos de concentração, no sentido de que tem uma capacidade notável para reter a população que inevitavelmente continua abandonando as áreas rurais menos acessíveis e com condições de vida mais difíceis. Também é conhecido como assentamentos chave que tem como objetivo fundamental limitar os movimentos migratórios ao interior do próprio mundo rural, minimizando as migrações para as grandes aglomerações urbanas e mantendo ainda que seja certa redistribuição interna, a população global das áreas rurais.

Os núcleos de concentração podem contribuir também para reter a população nos pequenos assentamentos rurais e em povoamento disseminado, quando saem do seu espaço em busca de emprego.

A convergência ideológica e de planejamento na ordenação do espaço rural tem levado ao desenvolvimento de algumas idéias, recorridas em bastantes ocasiões por trabalhos de planejamento mais aplicados. Nesta direção cabe citar o desenvolvimento rural integrado, o ecodesenvolvimento e o desenvolvimento endógeno, conceitos com muitos pontos em comum ainda que sem chegar a ser totalmente coincidentes.

1- Desenvolvimento integrado:
pode ser definido como um conjunto de atividades agrárias e não agrárias inter-relacionadas e orientadas por um projeto estabelecido, que compreende melhoras de conjunto no mundo rural.

2- Ecodesenvolvimento:
entende-se como um modelo de desenvolvimento especialmente conciliador com o meio natural. É um conceito que não se limita as áreas rurais, porém é onde seria mais viável sua aplicação.

3- Desenvolvimento endógeno:
desenvolvimento a partir das próprias forças e potencialidades. Os planejamentos em termos de desenvolvimento endógeno tampouco são específicos no mundo rural, mas como no caso do ecodesenvolvimento é aí onde tem mais sentido sua aplicação.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93