A Ética profissional

O Turismo é considerado mundialmente uma importante atividade econômica
O Turismo é considerado mundialmente uma importante atividade econômica

Turismo e Hotelaria

20/02/2013

A questão ética tem uma importância fundamental na sociedade contemporânea. A compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação, marcado pelo estreitamento das relações de mercado e pelos impactos das revoluções temáticas e tecnológicas, é o objeto de análise da ciência ética.

Vivemos atualmente em uma sociedade em crise á respeito de valores. A falta de conhecimento ou não entendimento da ética resulta em uma falta de segurança e responsabilidade tanto com as pessoas, quanto ao meio em que estamos inseridos.

No contexto atual a necessidade de viajar é, sobretudo, criada pela sociedade e marcada pelo cotidiano. O Turismo é considerado mundialmente uma importante atividade econômica, porém não podemos centralizar as atenções somente no que se refere às finalidades econômicas e técnicas, mas estender a amplitude do Turismo que deve respeitar o meio ambiente, e levar em conta as necessidades de todos envolvidos direta e indiretamente.

É importante para a realização de nosso trabalho o respeito ao ser humano e o meio ambiente, devemos buscar o seguinte objetivo principal: assegurar e otimizar a satisfação das múltiplas necessidades turísticas dos indivíduos de todos as camadas sociais no âmbito das instalações adequadas e num meio ambiente intacto, levando em consideração os interesses da população autóctone.

A OMT (Organização Mundial do Turismo) instituiu o Código de Ética no Turismo nos baseia fundamentalmente nos seguintes princípios:

-Contribuição do Turismo para a compreensão e o respeito mútuo entre homens e sociedades;
-Turismo como instrumento de desenvolvimento individual e coletivo;
-Turismo como fator de desenvolvimento sustentável;
-Turismo como fator de aproveitamento e enriquecimento do patrimônio cultural da humanidade;
-Turismo como atividade benéfica para países e comunidades do destino;

No que se refere ás relações tanto com clientes quanto aos fornecedores, devemos ter uma conduta exemplar:
-Observar e conhecer a legislação vigente, especialmente no que tange aos direitos do consumidor;
-Atender o cliente de acordo com o real interesse e exigência deste, de forma técnica apropriada e exequível, orientando sua escolha e salientando as respectivas características do serviço prestado;
-Evitar a disputa de prestação de serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou concorrência desleal;
-Praticar qualquer ato que contrarie a legislação vigente e tenha conotação ilegal ou ilícita;
-Praticar qualquer ato que possa prejudicar os legítimos interesses de outra empresa;
-Criticar de maneira desleal os trabalhos de outro colega de profissão;
-Apropriar ideias, planos e projetos, no caso de roteiros de iniciativa de outras empresas;

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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