Um dia de acampamento

O dia a dia no acampamento
O dia a dia no acampamento

Turismo e Hotelaria

31/01/2013

Cada acampamento é único e a definição a seguir é apenas um exemplo do que se pode fazer com um dia típico na temporada de um acampamento, no caso, infanto-juvenil, que é um dos tipos mais encontrados no mercado. Será exemplificado um acampamento que não faz divisão de faixa etária para suas atividades; a diferença para acampamentos que realizam essa divisão de grupos é que haveria mais de uma atividade ocorrendo ao mesmo tempo nos três períodos do dia, geralmente em espaços diferentes.

Preparo do desjejum – a equipe de restauração inicia os serviços, preparando o café da manhã de todos; a antecedência dependerá da quantidade de acampantes e do que necessita ser preparado. Durante todo o dia esta equipe estará no preparo de todas as refeições, principais ou secundárias e seu turno de trabalho termina após o jantar, quando deixa tudo limpo e em ordem para o dia seguinte, além do lanche noturno preparado, para ser servido pelos monitores aos acampantes.

Despertar – o dia dos acampantes começa com o despertar, seja por meio de equipamento de som, com monitores passando pelos dormitórios acordando a todos, ou com um grupo de acampantes acordando todo o acampamento, que também é muito comum; nesse caso o grupo, geralmente de um quarto inteiro, é avisado na noite anterior, o que os leva a preparar algo, como uma música, por exemplo, a ser cantada na porta de cada quarto, acordando aos acampantes e monitores de quarto.

Entre o despertar e o hastear da bandeira os acampantes procuram fazer sua higiene matinal, trocar de roupa, arrumar suas camas e armários.

Hastear bandeira – os acampantes são chamados para hastear as bandeiras (geralmente são três: do Brasil, do Estado ou da cidade em que se encontra o empreendimento e do acampamento) e cantar o hino do acampamento. Pode acontecer antes ou depois do café da manhã, assim como pode existir ou não.

Desjejum – os acampantes são chamados ao refeitório para o café da manhã, seja por meio de sirene, sino, apitos, gritos, cantos ou o que for de costume do local. Após o café e ainda no refeitório são passadas as informações a respeito da próxima atividade, como local aonde será realizada, vestimenta indicada, materiais próprios a serem levados, se for o caso, etc.

Entre o desjejum e a atividade da manhã os acampantes retornam aos dormitórios para se aprontar, fazer sua higiene bucal e terminar a arrumação dos quartos.

O monitor responsável pela atividade da manhã conversa com o coordenador para solicitar instruções, se for o caso, pega o material separado e se dirige ao local combinado, solicitando ajuda de outros monitores, se precisar. Atividade da manhã – os acampantes são chamados ao local marcado conforme costume do local (apitos, sino, etc.) e são acompanhados pelos monitores, que se encarregam de verificar se nenhum acampante ficou para trás. De acordo com a necessidade, vários monitores podem ser destacados para auxiliar com a mesma, ou para ajudar com a elaboração de outras atividades, junto ao coordenador.

Normalmente é nesse momento que um dos monitores faz a inspeção nos quartos para verificar a arrumação e conferir os respectivos pontos aos quartos, se essa prática for de costume do acampamento.

Horário livre – normalmente com o término da atividade da manhã sobra algum tempo antes do almoço, tempo esse que é dispensado para atividades livres por todo o espaço do empreendimento. Os monitores se espalham, acompanhando os acampantes nas diversas atividades que eles desejam desempenhar. Se o acampamento tiver complexo aquático e o clima for favorável, certamente será um dos locais mais procurados, e o que mais necessita de monitores por causa da segurança.

Almoço – após o horário livre os acampantes são chamados ao refeitório para almoçar. Se estiverem na piscina ou em atividades de muito gasto energético, como praticando futebol, basquete, etc., os acampantes são orientados a cessar as atividades cerca de dez minutos antes do almoço, a fim de ser preparar para a refeição.

Depois do almoço, conforme o calor e o ânimo dos acampantes são ensinadas e cantadas algumas músicas (com ou sem gestos) típicas do empreendimento.

Após a sessão lúdico-musical são transmitidas as informações a respeito da atividade da tarde, assim como foi feito no período matutino e os acampantes são liberados para o descanso.

Descanso – este é um período que nem todo acampante aprecia, por ser um tempo em que não são permitidas atividades físicas de nenhum tipo. Este é um momento necessário ao organismo para facilitar a digestão e evitar danos à saúde. Conforme o empreendimento, os acampantes são orientados a permanecer em seus quartos, mesmo porque, muitas vezes são preparadas atividades vespertinas nos espaços de lazer, que não podem ser vistas pelos participantes até o momento da atividade da tarde.

Durante o descanso alguns monitores permanecem nos quartos com os acampantes, outros são destacados para ajudar a coordenação com atividades diversas ou mesmo no preparo da atividade da tarde.

Atividade da tarde – após o descanso os acampantes são chamados e acompanham os monitores ao local combinado, onde será realizada a atividade ou para serem orientados sobre ela, que pode acontecer em todo o espaço do empreendimento.

Durante a atividade vespertina há acampamentos que realizam outra inspeção de quartos. Assim como o período da manhã, são destacados para acompanhar a atividade somente os monitores necessários, os outros estarão realizando as tarefas que o coordenador assim designar.

Lanche – após a atividade vespertina ou ao meio dela, conforme a atividade, é reservado um horário para os acampantes comerem um lanche rápido e retornarem à atividade, ou se direcionarem para o banho.

Banho – após a atividade vespertina ou após o lanche os acampantes retornam a seus dormitórios para proceder ao banho diário, o que acontece para todos ao mesmo tempo ou em dois turnos, conforme o sistema de aquecimento de água do empreendimento. Não são permitidas atividades físicas nesse período, tampouco o trânsito de pessoas do sexo oposto próximo ao dormitório alheio nesse período.

Jantar – após o banho de todos do empreendimento, os acampantes são chamados ao refeitório para o jantar. Após a refeição, se houver tempo, é realizado mais uma vez o momento lúdico-musical e em seguida passadas informações diversas, sobre a atividade noturna, recados sobre regras que precisam ser lembradas, cartas que chegam de parentes e amigos, parabéns e bolo para algum aniversariante e também é comum nesse horário a realização do chamado “leilão” ou qualquer outro nome que o acampamento quiser dar; no leilão são apresentadas peças de roupa esquecidas nos espaços do acampamento, para serem reconhecidas e recolhidas por seus donos; algumas peças possuem nome ou numeração na etiqueta, se for de costume do acampamento numerar os acampantes, outras não; de qualquer forma este tende a ser um momento também divertido, quando levado na brincadeira e desde que não muito demorado.

Após o jantar, há um pequeno tempo para os acampantes escovarem os dentes e se prepararem para a atividade noturna: trocar de roupa, procurar e levar lanterna, preparar algum material que foi solicitado, etc.

Atividade da noite – os acampantes são chamados ao local combinado para realizar ou iniciar a atividade noturna. Se a atividade for longa, geralmente os menores finalizam antes do término oficial e são acompanhados por seus monitores de quarto aos dormitórios para seu descanso.

Se a atividade noturna for realizada em espaço externo, principalmente amplo, vários monitores são destacados para cuidar também da segurança dos acampantes.

Lanche da noite – após a atividade noturna os acampantes que quiserem são convidados a tomar um último lanche, esse geralmente leve, antes de dormir.

Dormir – após o lanche os acampantes que ainda estiverem acordados são direcionados aos seus dormitórios para o descanso merecido. Nem sempre os acampantes estão com vontade de dormir e leva certo tempo até os ânimos se acalmarem.

Reunião – após os acampantes terem dormido, em algumas noites ou todas, depende do acampamento, há a reunião da equipe de lazer, na qual o coordenador conversa com os monitores sobre o andamento das atividades, ritmo da temporada, preparo das atividades mestres, acampantes com problemas, situações especiais, desavenças, espaços, equipamentos e materiais que não estão de acordo, e tudo o que for pertinente e necessário ser exposto em reunião.

O ideal é que a reunião seja realizada ao menor tempo possível, uma vez que todos estão cansados e os acampantes estão sozinhos. Às vezes algum monitor permanece nos dormitórios para fazer uma ronda enquanto ocorre a reunião, principalmente se o local da reunião for distante dos dormitórios.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93