Planejamento empresarial

O planejamento surge de uma ideia.
O planejamento surge de uma ideia.

Turismo e Hotelaria

30/05/2012

Em qualquer que seja o ramo da empresa, o planejamento deve acontecer em vários níveis: a gerência de maior escalão na hierarquia, chamada de alta gerência, deve se preocupar com o planejamento dos objetivos estratégicos a serem realizados em longo prazo.

Já a média gerência deve ocupar-se dos objetivos operacionais, que se alcançam em médios e curtos prazos, e a baixa gerência cuida do planejamento de rotina, ou seja, dos processos diários. Fonseca esclarece que “em estruturas menores, podemos chamar alta gerência, os proprietários, a média gerência, os gerentes profissionais, e de baixa gerência, as chefias de setores”.

No entanto, em qualquer que seja o nível de planejamento, ele deve ser levado a sério e feito de forma científica, sempre considerando os conceitos predeterminados. É importante, porém, ressaltar que o planejamento não pode ser “engessado” e inflexível.

A administração deve estar preparada e capacitada para identificar possíveis interferências, reavaliar seus posicionamentos e modificar, se necessário, um planejamento em andamento. O planejamento de uma empresa de Alimentos e Bebidas está dividido em duas etapas: planejamento conceitual e planejamento operacional.

Planejamento Conceitual
Segundo Fonseca:
Nessa etapa, o planejamento surge de uma ideia. É um conceito que estará sendo desenvolvido. O estilo do restaurante, o cardápio, a ambientação, o tipo de serviço, todos esses aspectos devem ser planejados e muito bem estudados.

Deve-se fazer nessa etapa um estudo de viabilidade do local e do conceito, no qual deverão ser estudados aspectos como análise da concorrência, do público-alvo, potencial de receita, composição de custos, projeção de investimento, de resultados financeiros e operacionais.

Percebe-se, desta forma, que é o planejamento conceitual que norteará os projetos de concepção do estabelecimento, que foram estudados no Módulo II deste curso.

Planejamento operacional
Já o planejamento operacional é a fase que se segue, onde serão definidas as ações a serem, efetivamente, tomadas para que se alcance o que foi projetado pelo planejamento conceitual, portanto, aquele é consequência deste. Por exemplo, no planejamento conceitual se define a demanda que se quer atingir como público-alvo; no operacional, se define o que precisará ser feito para se atingir essa demanda.

Ainda de acordo com Fonseca:
Nessa etapa serão desenvolvidas as descrições de cargos, os processos e procedimentos para as diversas atividades. Serão desenvolvidos os manuais de operação e regulamentos, para que todos os envolvidos tenham conhecimento das tarefas a serem executadas, com o intuito de atingir os objetivos traçados.

Trabalha-se a partir de agora com orçamentos e previsões; toda a estrutura deverá focar-se nos objetivos traçados. [...]
Portanto, o planejamento operacional é a distribuição de recursos predeterminados a fim de possibilitar que todos os envolvidos possam cumprir suas funções de maneira ágil e eficiente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93