30/05/2012
Inúmeras são as formas de servir à mesa. Cada estabelecimento vai escolher a modalidade de serviço que melhor lhe convier e que tiver a ver com seu conceito, pois as formas variam das mais informais às mais sofisticadas.
        Diz Pacheco que:
        
        O contato direto com o cliente, no restaurante, faz com que o trabalho do garçom seja avaliado de imediato, o que, de um lado, torna a atividade muito gratificante, mas de outro exige atenção contínua para que toda tarefa se desenvolva da melhor maneira possível. O serviço de alimentos e bebidas no restaurante tem sempre como objetivo o perfeito atendimento ao cliente [...]. 
        
Assim, para que possa conhecer melhor os serviços de alimentos e bebidas, é importante que o garçom adquira boas noções sobre os tipos e as regras básicas de serviço, a fim de desenvolver com mais eficiência a sua atividade profissional. 
        Segundo o mesmo autor, em outra obra, há algumas regras básicas, para garçons, que são comuns a qualquer tipo de serviço:
        
        “À esquerda do cliente:
        Apresentação de todos os pratos;
        Serviço de refeições à inglesa direto e à francesa;
        Serviço e desembaraço dos pratos de pão;
        Limpeza.
        
        À direita do cliente:
        Serviço de todos os pratos prontos;
        Serviço de desembaraço de todos os pratos, à exceção do pratinho de pão;
        Serviço de desembaraço de todos os copos e talheres;
        Apresentação dos acessórios (sal, pimenta, azeite, etc);
        Apresentação da nota;
        Limpeza”. 
No entanto, Castelli lembra bem que:
Quando a disposição das mesas não permitir a execução do serviço, dentro do que foi estabelecido tecnicamente, pode-se efetuá-lo pelo lado que menos perturbe o cliente. É o caso, por exemplo, das mesas contra a parede, ou encaixadas entre sofás.
É importante lembrar que não se deve, em nenhuma hipótese, passar a mão ou o braço na frente do rosto de um cliente para servir ou retirar nada da mesa. Apresentam-se, em seguida, as modalidades de serviço mais utilizadas nos estabelecimentos de Alimentos e Bebidas da atualidade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
        O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
                        UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93