Ombudsman ou Ouvidor - O bom relacionamento com o cliente é tendência há anos!

O ombudsman é um profissional contratado por uma empresa
O ombudsman é um profissional contratado por uma empresa

Telemarketing

14/03/2016

No final da década de 1980 passou a ser conhecido no Brasil o conceito “Ombudsman”, um termo usado na língua sueca que define “representante do povo”. Na Europa a expressão é usada desde 1809, quando foi criado na Suécia o cargo de agente parlamentar de justiça, no sentido de garantir que o rei agisse conforme a lei. Em Portugal, os termos mais usados para definir o cargo são ouvidor e provedor.

Desde a sua criação, o Ombudsman tem a função de intermediar possíveis problemas, entre empresa e consumidor, a partir do ponto de vista do cliente. Normalmente, o ombudsman é um profissional contratado por uma empresa, instituição ou órgão, que tem o dever de agir de forma imparcial no sentido de mediar conflitos entre ambas as relações.

Atualmente, no Brasil, a palavra ombudsman caiu em desuso, sendo usado com mais frequência o termo “ouvidor”, mas nem por isso o sentido se perdeu. Cada vez mais empresas estatais ou privadas criam “Ouvidorias” para fazer com que os princípios dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e das Leis Estaduais sejam cumpridos com transparência, integridade e respeito.

Entre as normas do Código de Ética do Ouvidor, a que mais caracteriza a essência dessa função é: “Promover a justiça e a defesa dos interesses legítimos dos cidadãos”.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93