Características positivas do telemarketing

O telemarketing é uma alternativa barata na busca por novos clientes
O telemarketing é uma alternativa barata na busca por novos clientes

Telemarketing

22/01/2014

As empresas que utilizam o telemarketing podem ter uma vantagem competitiva em relação aos que não utilizam esse tipo de marketing, pois as novidades são passadas aos clientes mais rapidamente que as concorrentes.

Com o telemarketing as empresas podem mudar estratégias e tomar decisões, conforme Barreto e Gomes, 2008 podem ter:

- Agilidade: se ganha tempo em relação a obtenção da resposta sobre a aceitação de um produto, marca ou serviço;

- Redução de custos:
Com o valor de uma ligação telefônica mais um profissional de telemarketing, a empresa consegue fazer pesquisas, colocar um novo produto no mercado, lançar uma promoção.

- Controle Imediato de Resultados:
Logo após terminar a ligação, a empresa já começa a vislumbrar o resultado de uma campanha publicitária, seus pontos fortes, seus pontos fracos, determinar a aceitação ou rejeição de uma marca ou produto, validar a eficiência de uma promoção etc.

- Seletividade: O Telemarketing permite, através de uma pesquisa prévia, o que pode ser feita utilizando seu próprio banco de dados, direcionar suas ações a um público alvo, por exemplo, o lançamento ou promoção de um perfume masculino a um público entre 23 e 35 anos, se o seu produto for direcionado para o público selecionado, torna-se inúmeras possibilidades seletivas.

- Baixo Investimento: os retornos serão tão vantajosos, que os valores envolvidos na estruturação do telemarketing, se tornam muito baixos. Um bom banco de dados, um bom profissional bem treinado e uma linha telefônica.

- Grande penetração: um profissional de telemarketing chega a fazer 50 ligações em seis horas de trabalho, ou atendimento em torno de mil pessoas em um mês.

- Contato direto com os consumidores: A empresa entra em contato direto com o consumidor sem intermediários, podendo se comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar.

- Fácil controle: Com relatórios do agente de telemarketing a empresa exerce o controle de produtividade e de suas vendas, campanhas e ações de marketing.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93