Gestor e equipe e suas relações

O gestor lidera e orienta as pessoas que constituem uma organização.
O gestor lidera e orienta as pessoas que constituem uma organização.

Recursos Humanos

08/05/2015

Gestor: é aquele que lidera e orienta as pessoas que constituem uma organização, as tarefas e atividades por estes realizadas.

Porém, é interessante ressaltar que o papel dos gestores está passando por mudanças, decorrentes do contexto internacional, da globalização, da informatização, da política, dentre outros fatores.

Por essa razão, faz-se necessário confrontar o antigo perfil do gerente com o atual perfil de um gestor. Repare que até mesmo a nomenclatura mudou.

Veja algumas diferenças no quadro a seguir:

O Gerente de Ontem:

• Centralizador das decisões;

• Monopolizador do pensamento;

• Comandante, chefe e autocrata;

• Espera obediência dos subordinados;

• Preocupação única com a produção;

• Ênfase na eficiência;

• Preocupação com a rotina;

• Manutenção do Status quo;

• Montado no poder da posição;

• Foco no produto/serviço;

• Incentiva a individualidade;

• Foco no controle de qualidade;

• Freia a participação das pessoas;

• Encoraja a competição individual;

• Divide o trabalho entre as pessoas .


O Gestor de Hoje:

• Descentralizador das decisões;

• Delega a solução às pessoas;

• Orientador, líder e motivador;

• Incentiva ideias dos subordinados;

• Preocupação com as pessoas;

• Ênfase na eficácia;

• Preocupação com a inovação;

• Incremento da criatividade;

• Montado no poder do conhecimento;

• Foco na qualidade;

• Desenvolve equipes coesas;

• Foco na melhoria contínua;

• Incentiva a participação das pessoas;

• Desenvolve o espírito de equipe;

• Une o trabalho das pessoas.

Autocrata - soberano absoluto e independente. (Dicionário Aurélio).

Eficácia - Fazer corretamente as coisas. É a gestão que focaliza recursos sobre as atividades que dão resultados. (Idalberto Chiavenato, 2004).

Status quo - Significa o estado em que se achava anteriormente certa questão. (Dicionário Aurélio).

Percebeu que o trabalho como gestor não é nada fácil? O que você acha?

O gestor além de gerir a equipe, requer aprimoramento constante de várias habilidades pessoais ou até mesmo, a aquisição de algumas.

Equipe: tem um objetivo significativo ao quais todos os membros almejam. Esse objetivo é uma visão. Equipes eficazes tem objetivo em comum, energia e compromisso com os membros.

Uma equipe requer que os envolvidos no processo cooperem uns com os outros, partilhem informação, enfrentem diferenças e sublimem interesses pessoais para o bem maior da equipe. Você sabe por que as equipes passaram a ser adotadas?

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93