Terapia do riso é novo método no combate à depressão

A risoterapia ajuda no equilíbrio de alegria.
A risoterapia ajuda no equilíbrio de alegria.

Psicologia

02/04/2009

Manter sempre o bom humor e um sorriso no rosto é a meta de muitas pessoas. O riso provoca a liberação da serotonina, o hormônio da alegria, e ainda estimula a produção de endorfinas, ou seja, substâncias de ação relaxante. Para ajudar nesse processo, profissionais desenvolveram a risoterapia, que faz bem à saúde e ainda pode ajudar no combate a doenças como a depressão.

O mais novo argumento a favor da risada vem da cardiologia. Um estudo da Universidade de Maryland, em Baltimore (EUA), divulgou no último Congresso da Associação Americana do Coração (AHA) que pessoas que encaram os contratempos do dia a dia com bom humor têm menos propensão a problemas cardíacos.

Para algumas pessoas, rir torna-se algo forçoso, e são elas as principais vítimas do estresse. A risoterapia ajuda no equilíbrio de alegria, encontrando prazer nas pequenas e simples coisas do cotidiano. Por esse raciocínio, a ação de sorrir passa a ser um exercício, até se tornar um hábito. Unir bem-estar e saúde é a receita perfeita para viver mais e melhor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93