Comunicação e conflitos silenciosos

Psicologia

12/06/2015

Você já pensou que a nossa forma de comunicação tem relação com nossos conflitos silencioso. Comunicação e conflito mantêm uma relação harmoniosa, até porque os dois praticamente se anulam. É difícil estabelecê-los num mesmo momento. Por mais estranho que possa parecer, nem sempre uma boa comunicação impede a ocorrência de grandes conflitos no ambiente de trabalho. Como é impossível evitar o conflito, a solução é trabalhar as questões antes que se transformem em conflitos.


Os conflitos surgem quando coloca-se de lado uma determinada divergência sem encaminhar uma saída construtiva para ela. O ideal é tentar resolver os conflitos assim que surgem, pois, ainda são pequenos. Conflitos silenciosos crescem sem sinais visíveis, em meio a observações dissimuladas, pouco sinceras e de um clima de tensão. Eles se alimentam da ausência de comunicação e da falta de dedicação para compreender a origem do conflito, quais são as emoções envolvidas. Os conflitos silenciosos resultam de problemas não resolvidos que mantêm as pessoas sob tensão constante e crescente, a ponto de impedir uma solução racional.


O orgulho ferido e a mágoa são os sinais mais evidentes de um conflito silencioso.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93