As Funções cerebrais

Classificação e as funções cerebrais
Classificação e as funções cerebrais

Psicologia

14/05/2015

O cérebro humano é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. De acordo com Stevanato, o hemisfério esquerdo é responsável pelas funções de análise, organização, seriação, atenção auditiva, fluência verbal, regulação dos comportamentos pela fala, praxias, raciocínio verbal, vocabulário, cálculo, leitura e escrita. É o hemisfério dominante da linguagem e das funções psicolinguísticas. O hemisfério direito é responsável pelas funções de síntese, organização, processo emocional, atenção visual, memória visual de objetos e figuras. O hemisfério direito processa os conteúdos não-verbais, como as experiências, as atividades de vida diária, a imagem das orientações espaço-temporais e as atividades interpessoais. O autor refere que para que uma criança aprenda é necessário que se respeitem várias integridades, como o desenvolvimento perceptivo-motor, perceptivo e cognitivo, e a maturação neurobiológica, além de inúmeros aspectos psicossociais, como: oportunidades de experiências, exploração de objetos e brinquedos, assistência médica, nível cultural.


Há quatro lobos cerebrais: Lobo Frontal, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobos Parietais, estes que tem funções especificas em todo o corpo.


O Lobo Frontal que fica na parte da frente do crânio, é responsável pelo planejamento de ações, bem como o pensamento abstrato. Ainda nestes encontra-se o Cortex Motor e o Cortex Pré-frontal. O Cortex motor está relacionado a motricidade voluntaria. O Cortex pré-fontral esta relacionado com o planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, a atividade básica desta área cerebelar é resultado de pensamentos e ações em acordo e metas.


Lobo Occipitais, ficam localizados na parte inferior do cérebro e processa estímulos visuais que decodificam e classificam em cores, tamanhos, formas etc.


Lobos Temporais se localizam próximo as orelhas e é responsável por processar estímulos auditivos que permite reconhecer diferentes sons e sua origem.


Lobos Parietais estão na parte superior do cérebro, possibilitam a percepção de sensações como tato, dor e calor. Por ser responsável em receber estímulos obtidos com o ambiente externo, representa todas as áreas do corpo.


O cérebro tem função de receber as informações e estímulos oferecidos externamente ao corpo humano. Através destas informações o cérebro decodifica e encaminha para uma área responsável que será entendida e é gerado um comportamento, que pode ser mecânico ao corpo ou por reações físico-químicas neuronais que geram as memorias e condicionamentos.


A integridade física e funcionalidades químicas do encéfalo são fatores primordiais ao bom funcionamento do organismo e do psiquismo do sujeito. Um déficit ou mesmo um trauma na massa encefálica e seus compostos afetam diretamente nos processos de aprendizagem.


O cérebro íntegro está preparado para todos os processos de aprendizagem ofertados pelo meio externo. Quando há dificuldade de aprendizagem, foi por meio adquirido, como por traumas e lesões. Para solucionar tais dificuldades é preciso que se estimule o cérebro de forma correta e eficaz para que tal recupere partes ou até mesmo integralidade das funções perdidas.

A prática psicopedagógica tem potencial para atuar diretamente nestes aspectos, com técnicas relacionadas a assimilação, estratégias de ensino e fases de equilibração para o aluno, auxiliam na cognição de acordo com a demanda da criança.


Dentro de fatores neuropsicológicos são comuns a presença da Dislexia, Disfasia, Disgrafia, Discalculia que podem estar ligados distúrbio de comportamento como Hiperatividade e Déficit de Atenção. Técnicas de estudo pedagógicas, intervenções neurológicas e terapias cognitivas comportamentais, são aliados ao bom rendimento do aluno quando há algum dos distúrbios acima diagnosticado.


Com tudo, verifica-se que o baixo rendimento escolar pode estar diretamente ligado a dificuldades psicológicas e, como também nos Sistemas Nervosos, Central e Periférico. Tanto a integridade física do encéfalo quanto o interesse e motivação do aluno, geram consequência no processo de cognição.



Referência Bibliográfica:

1- Machado, Angelo. Neuroanatomia Funcional. 2.ª edição. São Paulo: Editora Atheneu. 2000.


2- Stevanato IS, Loureiro SR, Linhares MBM, Marturano EM. Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Psicologia em Estudo. 2003;8(1):67-76


3- VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente; [organizadores Michael Cole...[et all] ; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 5 edição] São Paulo: Martins Fontes, 1994


4- PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/54143/a-aprendizagem-e-as-disfuncoes-cerebrais#ixzz3QsTGi1TO acesso em 05 de fevereiro de 2015.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fernanda Mayra Batista

por Fernanda Mayra Batista

Psicóloga graduada pela UNIPAC Bom Despacho - MG; Pós graduada em Psicologia do Transito pela FUNED - UEMG em Divinópolis - MG; Pós graduanda em Psicopedagogia pela UCDB - Portal Educação; Psicóloga Perita Examinadora da clínica credenciada ao Detran-MG; Psicóloga Escolar e Orientadora Vocacional de alunos vestibulandos no instituto APROVA PRÉ VESTIBULAR.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93