Pesadelos: Como controlá-los

Os pesadelos são sonhos comuns que se tornam assustadores.
Os pesadelos são sonhos comuns que se tornam assustadores.

Psicologia

04/05/2015

Os pesadelos são sonhos comuns, podem ser assustadores e, geralmente, as pessoas querem esquecê-los logo. Mas, especialistas afirmam que esses podem ser benéficos aos sonhadores, uma vez que ao aprender seus significados, torna-se possível poupar anos de sofrimentos e frustrações.

Frequentemente, esses são provocados pelas tentativas de negação de parte do indivíduo, de suas necessidades e experiências. Por exemplo, se você sonhar que é perseguido, pergunte-se: do que você está fugindo; se sonhar que está preso, pergunte-se: como você se permite ser contido.

Pesadelos são como luzes vermelhas, que piscam sinalizando dificuldades e até conflitos, que chegaram ao ponto de se tornarem problemas maiores. Normalmente, esses problemas são aqueles que os sonhadores são incapazes de resolver e exigem atenção.

Portanto, o fato de você ter pesadelos frequentes pode ser considerado um bom motivo para começar a entender seus sonhos, e, assim, evitar conflitos externos e estresse.

Muitas vezes, esses refletem avaliações extraordinariamente exatas, perspicazes e, emocionalmente, vibrantes para conflitos significativos aos sonhadores.

Muitos estudiosos defendem a ideia de que esses podem indicar o caminho para a solução de um problema, bem antes do sonhador poder descobri-lo por si só. Afirmam, ainda, que os pesadelos podem ser bem-sucedidos e sendo sinais vitais, que ninguém deveria ignorar.

Enfrentar seus problemas e dificuldades utilizando sonhos ruins é um desafio, mas, uma pesquisadora dos sonhos, Rosalind Cartwright, explica como fazer isso em apenas quatro etapas. Vejamos:

1ª ETAPA

Reconheça quando está tendo sonhos ruins, daqueles que, quando você acorda, encontra-se deprimido (a), culpado (a) ou aflito (a). Torne-se consciente, enquanto sonha, de que isso não está sendo prazeroso.


2ª ETAPA


Identifique o que nos sonhos faz você se sentir mal.

Encontre as dimensões dentro dos mesmos, que lhe retratam sob uma luz negativa, por exemplo, fraco em vez de ser forte; descontrolado ao invés de controlado, entre outros aspectos.


3ª ETAPA


Interrompa quaisquer tipos de sonhos ruins; lembre-se que você está no comando. As pessoas ficam surpresas ao descobrirem que, dizer a si mesmas para reconhecerem quando um sonho ruim está em andamento, frequentemente, é o necessário para interrompê-los.


4ª ETAPA

Transforme as dimensões negativas dos sonhos em dimensões positivas. No início, poderá ser preciso acordar e inventar uma nova conclusão antes de voltar a dormir. Depois, com a prática, você pode fazer isso enquanto dorme.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93