Como ter o controle dos sonhos

Faça um levantamento de tudo o que ocorreu em seus sonhos.
Faça um levantamento de tudo o que ocorreu em seus sonhos.

Psicologia

04/05/2015

O controle dos sonhos é usado para resolver problemas práticos e emocionais, segundo alguns especialistas. Além disso, há a possibilidade de você explorar seu estado mental durante os sonhos.

Você já deve ter dormido pensando em um problema, e ao acordar, já estava com a resposta na mente, com certeza, se isso aconteceu você incubou o seu sonho, ou melhor, o controlou para achar respostas aos seus problemas.

Ao incubar um sonho, cujo tema é importante para você, provavelmente, acordará já tendo a solução.

Veja, a seguir, os passos para controlar os sonhos:

1º PASSO – Escolha a noite certa

Primeiramente, escolha uma noite em que você não esteja muito cansado (a). Nessa etapa é necessário aos sonhadores abstinência de agentes tóxicos, como drogas e álcool. Certifique se você poderá passar de cinco a vinte minutos ininterruptos trabalhando com seu diário dos sonhos antes de adormecer. Além disso, precisará de, mais ou menos, dez minutos na manhã seguinte, para registrar seus sonhos; portanto, reserve um tempo para isso.


2º PASSO – Anotações diárias

Todas as noites, antes de ir dormir, escreva tudo o que você fez durante o dia e como se sentiu. Anote também seus “pontos de vista emocionais” que ocorrem neste dia. Isso lhe ajudará a organizar suas ideias e a relaxar a mente, além de contribuir para que você lembre com clareza dos seus sonhos.


3º PASSO – Discussão da incubação

Neste passo, você usará sua mente consciente e seu coração, atentamente, para examinar os vários aspectos das situações vividas. Sendo assim, discuta consigo mesmo se, realmente, está preparado para examinar os problemas e, em seguida, anote tudo que for possível para discussão.

Alguns especialistas dão dicas de perguntas a serem feitas nessa discussão, por exemplo:

1- O que você considera como causas para esses problemas?

2- Quais as soluções identificadas e por que algumas dessas não se aplicam?

3- Como você se sente ao escrever isso?

4- Viver com esses problemas parece mais seguro do que resolvê-los?

5- Como as coisas seriam diferentes se esses problemas fossem resolvidos?

Por meio dessas perguntas vá o mais longe que conseguir, retirando todos os pensamentos existentes e os colocando no papel. Esse passo é um dos mais importantes, para que você consiga incubar os seus sonhos com sucesso e acordar no dia seguinte com possíveis repostas.


4º PASSO – Frase de incubação

Em seu diário, escreva uma pergunta ou um pedido relacionado aos problemas e que expressem seus desejos mais profundos e claros a fim de obter a compreensão da dinâmica de sua situação.

Essa frase de incubação deve ser escrita em letras destacadas e grandes; coloque-a em seu diário, antes de dormir, e lembre-se, quanto mais específica for sua frase de incubação, mais específicos serão os sonhos resultantes.


5º PASSO – Repita para si mesmo a frase de incubação até adormecer

Ao colocar seu diário de lado, feche os olhos e concentre-se na frase de incubação. Enquanto você adormece, esqueça-se das ponderações de sua discussão de incubação e pense somente em sua pergunta.

Concentre-se e deixe todos os seus sentimentos se encontrarem nessa frase; pense até o último segundo antes de dormir, se fizer isso, esteja certo de que sonhará sobre seus problemas na primeira tentativa.


6º PASSO – Durma!

Agora, apenas durma!

Especialistas dizem que uma parte do consciente, do ponto de vista desperto, fará contato com as fontes de experiência e sabedoria, na maioria das vezes, disponíveis apenas quando se dorme.

No estado de sono, você tem acesso ao grande depósito de toda a sua história pessoal, como suas ações, atitudes, lembranças, impressões, entre outras, e, também, às informações sobre o futuro.

Como descobriram muitos psicólogos, psiquiatras e estudiosos, o “eu interior” (adormecido?) vê a vida e os problemas mais clara e objetivamente, em uma perspectiva mais ampla do que quando acordado.

Portanto, seus sonhos podem redefinir seus problemas e os traduzir do modo que você os vê para o modo como o seu “eu interior” vê; apresentando alternativas que, talvez, você nunca tenha pensado.


7º PASSO – Registre

Registre, detalhadamente, todas as lembranças dos seus sonhos, imediatamente, após acordar, seja no meio da noite ou pela manhã. Inclua, sem julgamentos, quaisquer pensamentos, sentimentos, canções ou fantasias que lhe ocorrerem a respeito da relevância da pergunta da incubação.


8º PASSO – Entreviste a si mesmo considerando seus sonhos

Faça um levantamento de tudo o que ocorreu em seus sonhos; e faça uma entrevista com você mesmo, tomando o cuidado de “forçar” seus sonhos a “responderem” às perguntas.

Lembre-se, também, que os sonhos não dizem o que você deve fazer, pois são apenas as representações da sua própria mente trabalhando; esses favorecem lhe decisões quando a mente estiver consciente e desperta.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93