Uma reflexão sobre as emoções: positivas e negativas

Vivemos em um mundo cheio de estímulos
Vivemos em um mundo cheio de estímulos

Psicologia

26/02/2015

INTRODUÇÃO

A preocupação extrema com uma infinidade de coisas, sofrimento antecipado, pensamentos negativos, problemas familiares, enfermidades e tantos outros acontecimentos que nos chocam diariamente, juntando com o cansaço e o estresse, levam a um modo de vida doentio. Por isso em nossos dias é de vital importância que as pessoas saibam identificar suas emoções e usa-las para um modo de vida mais saudável e feliz.


Damos muitas vezes intensidade maior para as emoções do que elas realmente têm e a mente vira um turbilhão, pois parece não haver como ter paz e ficamos falando e remoendo os acontecimentos e assim começamos a sentir em nosso corpo, dores, mal estar, problemas digestivos, dor nas costas, tonturas entre outros, dessa forma nosso corpo adoece causando enfermidades, pois o corpo tem ligação com as emoções. Montalvão (1987, p.19) coloca que: “O corpo funciona mais harmoniosamente quando o amor domina a mente, que quando a domina o ódio”. Tudo que pensamos e fazemos diante de uma determinada situação é muito importante.


EMOÇÕES: RESULTADOS, POSITIVOS E NEGATIVOS

Saber administrar, conter as emoções de maneira efetiva é fundamental para o bem estar e desenvolvimento de bons relacionamentos e da saúde. Diante de qualquer emoção para poder mudá-la primeiramente é necessário mudar o foco, tirar a atenção de maneira imediata da situação de conflito, é preciso parar, refletir e pensar racionalmente, isso é investir inteligência, razão nas emoções para que elas se organizem, dando novo significado e assim novo sentido as emoções conflitivas.


As emoções ativam um conjunto de ações que favorecem ou dificultam o desempenham das metas e tarefas. Isso pode acontecer por recordações, ideias, desejos, paixões ou certos acontecimentos com mais ou menos intensidades. Toda vez que sentimos uma forte emoção negativa, precisamos optar por direcionar nossos pensamentos para fora da situação e pensar com a razão, para voltar à essência, ao objetivo. É mais fácil ceder às emoções: ao medo, a raiva, a tristeza, entre outros, do que ter forças para dar um salto e dominá-las. Substituir as emoções negativas pelas positivas é fundamental, dessa forma encontramos em nós a coragem, persistência, amor, perdão, e outras emoções grandiosas, que nos levam a reformular o pensamento e falar positivamente, chegando ao objetivo. Montalvão (1987, p.19) diz que: “A paz de espírito, a satisfação, a alegria, se refletem no funcionamento tranquilo do corpo”. Superar as frustrações, e problemas, agradecendo mais a Deus pelas pequenas e grandes coisas boas, que nos sobrevém é outra formar de atrair a paz e a tranquilidade que tanto necessitamos no nosso viver diário.


Quando reformulamos o pensamento, começamos a pensar construtivamente, trazendo uma alegria, sensação de leveza e liberdade, tornando a vida melhor. Já com o pensamento negativo é bem diferente, começa a destruir a pessoa, com tristeza, sentimento de perda, insegurança e de inferioridade. Entre os dois quem ganha? Quem é alimentado. Isso é atitude, escolher o que for melhor para o bem estar e isso implica em luta. Conforme meus pensamentos serão minhas atitudes. Cury (2010, p.19) coloca que:

Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras. Os vírus nos matam mais do que os grandes inimigos exteriores. Quais vírus? Os do humor depressivo, da autopunição, do medo, dos pensamentos perturbadores que se alojam em nós e ninguém veem.

A questão não é lutar contra elas, mais tomar uma atitude construtiva portar-se firme, agir ao contrário da emoção, redirecionar o pensamento e persistir, beneficiando a si próprio. Retomar o controle de sua vida, sente-se tranquilo e transmitir isso para as pessoas que estão ao seu redor é fundamental. É necessário fixar os olhos, coração e ações, aonde se deseja chegar e fazer o que precisar para transpassar os limites e as barreiras, o que mais importa não é como chegou ali e sim como sair.


Toda ajuda para sair dos “problemas” é bem vinda, agora o método mais eficaz está na própria pessoa que necessita buscar meios e decidir avançar. Muitas vezes em situações onde houve injustiça, vem em nosso coração um sentimento de vingança ou até mesmo que a pessoa se de “mal”, porque queremos ver algo acontecer, parece que vai amenizar nossa dor, isso é um engano, a dor só é amenizada quando nós entendemos com a razão o que aconteceu, mudamos o foco, tomamos decisões certas e decidimos seguir, pois a vida continua. E a pessoa que me feriu, não acontece nada? Tem um ditado que diz “o que se planta se colhe”, isso é certo “quem planta vento colhe tempestade”, o plantio é opcional, mas a colheita é certa, então vamos plantar somente o que queremos colher.


O passado não volta mais, agora o presente está em nossas mãos, o que faremos com ele é o que definirá nossa vida, já que tudo depende de uma decisão, sempre consciente não pensando só em se beneficiar mais cuidando para não prejudicar os outros.


Devemos reagir, buscar uma saída, olhar além da situação e mudar o estado atual, isso é o que realmente importa, sair do estado de vitima para o de protagonista. Muitas vezes nossa vida passa por uma mesmice e caímos no desgosto, então se torna necessário fazermos coisas simples mais que tragam alegria, satisfação, um refugio para a alma. Mesmo no trabalho é possível sair da mesmice, optar por novas experiências que revigoram o ânimo. Dessa forma nossa força, coragem, garra e motivação que precisamos para transpassar as dificuldades serão aprimoradas e fortalecidas.


Um fator muito importante é a alegria, ela modifica todo ambiente, uma pessoa alegre contagia tudo ao seu redor, toca o mais profundo, a alma. Traz beleza, renova pensamentos, inspira, aumenta o ânimo e enfrenta as dificuldades do dia a dia, com destreza transformando os obstáculos em conquistas. Alonso (2006, p.19) coloca que “Não tenho a menor dúvida de que se a pessoa está bem humorada o trabalho fica muito mais prazeroso e ela tem espaço para ser mais criativa e produtiva”. Isso não quer dizer ausência de problemas mais é dominar as emoções e transpassar os problemas para atingir o alvo, seu bem estar. Alonso (2006, p.17) diz que “Vejo o humor e o estado de espírito como base da satisfação e da motivação das pessoas, independentemente de sua área de atuação ou cargo”. O humor torna o ambiente descontraído e assim as pessoas trabalham produzindo mais e melhor, porque mesmo tendo entraves a esperança permanece. Onde tem alegria tem luz, vida, entusiasmo, alívio para o estresse e um renovo para a alma.
CONCLUSÃO

Para a qualidade de vida que desejamos precisamos usar nossas emoções construtivamente mudando e aumentando nosso bem estar. Para nos sentirmos bem é necessário termos uma boa saúde mental. Devemos valorizar as pequenas coisas que nos acontecem no dia a dia, aproveitando mais aquilo que podemos ter, buscando sentido para a vida, fazer o que gostamos, cantar, rir, estar com os amigos, não levar as coisas a “ferro e a fogo”, ler um bom livro, respirar, saber que a vida não conspira contra nós, mais que nossas atitudes e decisões conduzirão nossa caminhada. Não devemos parar diante das circunstâncias, mas avançar e transformar assim nossa história. Devemos permitir que a vida nos presenteie com experiências boas que nos façam crescer e amadurecer, deixando que a beleza, o florescer do amanhecer e a certeza que dias melhores virão, nos toque.


“Conheces, meu amigo, as cachaças que tomo, mas não os monstros que me fazem beber.” Cury



Bibliografia


ALONSO, Julia. Rir é o melhor negócio. Julia Alonso e Marina Vidigal. São Paulo, Original, 2006.

CURY, Augusto. O semeador de ideias. São Paulo, Academia de Inteligência, 2010.

MONTALVÃO, Alberto. Enciclopédia contemporânea de Psicologia e Relações Humanas. São Paulo, V. II, Brasileira, 1987.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Lenice Ramos Dutra

por Lenice Ramos Dutra

Pedagogia -UDESC /Pós - graduada em : Gestão do Trabalho, Pedagógico: O. e S.Escolar -Uninter /Psicopedagogia Clínica e Institucional - CESUSC /Alfabetização e Letramento - Pró minas / E.I. Neurociência da Aprendizagem - Pró minas /Mestranda:Ciências da Edu - Universidade Privada Del Guairá /Coordenadora Pedagógica, Psicopedagoga,Tutora da ESAF, Tutora IFSC e Orientadora de Trabalhos Acadêmicos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93