Você é uma pessoa assertiva?

Aprenda a se expressar!
Aprenda a se expressar!

Psicologia

27/01/2015

O que é assertividade?

Assertividade é diferente de estar certo. Na verdade, é expressar sua opinião de forma clara, precisa, honesta, segura, espontânea, utilizando-se, ainda, de boa postura e gestual adequado. A assertividade é aprendida ao longo da vida. Depende dos modelos ensinados pelos pais (ou pessoas próximas), da cultura, dos valores e crenças, da noção dos próprios direitos e limites, e das oportunidades de exercer essa assertividade em diversos locais e situações.

Para ser assertivo, é importante que você esteja ciente de seus direitos. O direito de errar; de pedir e negar ajuda; de mudar de opinião; de se expressar; de ter seus valores e opiniões; de dizer “não” sem culpa; de ter planos e segui-los; etc.

Você não precisa agradar os outros o tempo todo, afinal, isto é impossível! Você será amado e admirado pelo jeito que você é, e não por nunca discordar de ninguém. Não acontecerá nada de ruim se você discordar ou criticar alguém, e você ainda se sentirá bem em se expressar.

Uma pessoa assertiva deve estar entre o “passivo” e o “agressivo”. Enquanto o “passivo” aceita tudo que lhe impõem e não responde a ninguém (mesmo que se magoe), o “agressivo” é sarcástico, manipulador, faz comentários humilhantes, ameaças e até usa a violência física.

Assim, a medida correta está neste meio: responder aos outros sempre que necessário, mas com educação, paciência e humildade. E, lembre-se, ninguém é 100% assertivo. Em algumas ocasiões, é melhor deixar as coisas simplesmente acontecerem. Por exemplo, uma pessoa muito estressada te fala coisas rudes; provavelmente, seja melhor você deixa-la se acalmar sozinha (ou até ignorá-la) do que discutir naquele momento – o que poderia causar problemas maiores e até agressões.

Assumir as próprias atitudes também faz toda a diferença. Ao invés de dizer, por exemplo, “Você tem razão”, diga “Eu concordo”; ao invés de “Ninguém entende isto”, diga “Eu não entendo isto”; ao invés de “Ninguém decidiu ainda”, diga “Eu ainda não consegui me decidir”. Trazer as responsabilidades pra você fará com que as pessoas respeitem sua posição.


Quais as vantagens de ser assertivo?

*A pessoa assertiva é valiosa no mercado de trabalho, porque alcança melhores resultados, lida melhor com a equipe e administra melhor os conflitos diários;

*Ser assertivo não evita conflitos, mas faz com que as pessoas se comuniquem melhor e resolvam os problemas de forma mais pacífica e eficiente;

*A pessoa assertiva é mais respeitada pelos outros; respeita a si mesma e vive mais feliz.


Como melhorar sua assertividade?

*Mantenha uma atitude sempre positiva;

*Não seja passivo nem agressivo;

*Defenda seus direitos sem ferir os dos outros;

*Expresse opiniões;

*Faça e recuse pedidos sempre que for necessário;

*Demonstre suas verdadeiras emoções (não finja estar feliz ou triste);

*Melhore sua autoestima: reconheça seu valor e não ache que os outros são melhores que você;

*Aceite críticas e procure melhorar; mas não almeje ser perfeito (querer ser assim é uma ilusão!);

*Não tenha medo de: não ser aceito; de ser atacado; de se expor; de ser ridicularizado;

*Tenha objetivos e lute para atingi-los;

*Crie expectativas condizentes com sua realidade – nem muito altas, nem muito baixas, que possam ser atingidas e possibilite o planejamento das próximas;

*Seja proativo – identifique os problemas antes que aconteçam e já pense em soluções! Outras dicas importantes:

*Preste atenção em sua voz e no ritmo de sua fala – ela deve ser clara, firme, nem alta nem baixa, com boa entonação; pense antes de responder, mas evite sons como “ããhhh”, “eehhh”, enquanto pensa – isto soa mal!

 


Patrícia Jericó de Lima. Psicóloga Clínica. CRP 06/105716.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Patrícia Jericó de Lima

por Patrícia Jericó de Lima

Cursando pós-graduação em Saúde Mental pela UCDB/ Portal Educação; Bacharel em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí (2010); Psicóloga Clínica autônoma desde 2012. Terapia Cognitiva-Comportamental para adolescentes, adultos e idosos. Psicoterapia individual, de casal e familiar. Diversos cursos de atualização e experiência com pessoas com deficiência.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93