Você sabe expressar sua opinião, seu ponto de vista, ou tem dificuldade?

Ser assertivo é saber expressar sua opinião
Ser assertivo é saber expressar sua opinião

Psicologia

13/01/2015

ASSERTIVIDADE

Ser assertivo é saber expressar sua opinião de forma clara, objetiva e educada, é aquela pessoa que tem jogo de cintura. Da mesma forma que ele expressa seu pensamento com transparência, ela sabe ouvir. Mantém uma postura segura e comedida mesmo quando criticada. O comportamento assertivo é o que torna a pessoa capaz de agir em seu próprio interesse, sem ansiedade e SEM AGRESSIVIDADE!


Ser assertivo é afirmar o seu eu, ser autêntico, é afirmar sua autoestima.


Pessoas assertivas são objetivas, flexíveis, transparentes e empáticas.


Pessoas que não são assertivas são passivas, tem a tendência de evitar conflitos mesmo não concordando com o outro, são pessoas que não se colocam, não se expõem, não emitem sua opinião.


A falta de assertividade está diretamente relacionada ao medo. Medo de brigar, medo de não ser aceito, medo de ser atacado, de perder o emprego, de perder o amor, enfim… O medo da exclusão. E quanto menor a autoestima, maior é o medo e quanto maior o medo menor a autoestima…


Características de pessoas com comportamento não assertivo: medo de magoar o outro, não sabem dialogar, não são empáticas (dificuldade em se colocar no lugar do outro), evitar conflitos a todo custo.


Há três maneiras de se conduzir as relações interpessoais: A primeira é: pensar apenas em si mesmo.

A segunda é sempre por os outros à frente de si mesmo. E a Terceira e a ideal: a pessoa se coloca em primeiro lugar, mas leva a opinião dos outros em consideração.


O comportamento assertivo pode ser treinado, será necessário muito comprometimento, reflexão a fim de observar seu comportamento, persistência e treino.


O treino da assertividade proporcionará um sentimento de auto eficácia, e a auto estima é tão impactada que naturalmente traz uma sensação gratificante que servirá como estímulo para que a pessoa persista no treino do novo comportamento e a medida que um novo comportamento vai aflorando o medo e a ansiedade vão desaparecendo. Através da repetição de um novo comportamento cria se um novo hábito, uma nova maneira de se relacionar, muito mais saudável, uma vez que relações saudáveis são aquelas baseadas na arte de conversar, de expressar sua opinião e também levar em consideração a opinião do outro.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Patricia Velloso

por Patricia Velloso

Psicologa Clínica , formação em terapia de família e casal, terapia cognitivo comportamental, hipnose. Consultorio Barra da Tijuca . Rj Tel . 99826 3771 / 78263761 www.patriciavellosopsicologa.com.br

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93