SINDROME DE TOURETT

Sindrome de Tourett.
Sindrome de Tourett.

Psicologia

13/01/2015

Segundo o site Informationen zum Tourette-Syndrom in portugiesischer Sprache síndrome é um conjunto de sinais ou sintomas que aparecem e acompanham uma doença principal. A síndrome de Tourette é uma complexa doença neurológica e psiquiátrica.

Os sintomas principais são tiques nervosos tanto relativos a voz quanto a motricidade que estão em constante mudança e cuja intensidade varia consideravelmente. O inicio é sempre na infância ou na juventude. O desenvolvimento é crônico.

Por tiques motores se entende espasmos involuntários que podem ocorrer no corpo todo, mas ocorrem, na maioria das vezes, no rosto e na cabeça (por ex.: um piscar de olhos constante, caretas incontroladas e torção da cabeça involuntária). Tiques vocais são ruídos, vogais ou palavras ditas involuntariamente.

Muitos portadores apresentam sintomas secundários como: hiperatividade na infância falta de concentração e de controle, impulsividade. Podem também ocorrer ações involuntárias, pensamentos compulsórios, medos, depressão e autoagressão. Não ocorre queda de capacidade mental ou intelectual na síndrome de Tourette.

Para Jaspers, os movimentos são atos compreensíveis. Ele os classificou como neurológicos resultantes de distúrbios do aparelho motor, e psicológicos, decorrentes de uma anormalidade mental em um aparelho motor normal. Os outros fenômenos motores seriam os psicóticos, os quais ele não.

Compreende nem de um ou outro modo. Os fenômenos neurológicos são denominados distúrbios da motilidade; os psicóticos, da motricidade, e os psicológicos, não como fenômenos motores e sim como atos e expressões.

Grandes psicopatologistas como Jaspers, Bleuler e Nobre de Melo pouco se detiveram sobre o estudo dos tiques. O primeiro assim descreveu certos estados hipercinéticos: “Há muitos movimentos que lembram, pela aparência externa, movimentos atetóticos, coreicos, e compulsivos”... Os pacientes fazem movimentos estranhos com o corpo, rodopiam, esticam-se... sacodem os braços e as pernas. Outros dão a impressão de serem reações a sensações corpóreas. Assim é que os doentes giram e se torcem, comprimem os órgãos genitais com as mãos, pegam no nariz, escancaram a boca e metem a mão dentro, apertam os olhos. Enfim, há um grupo de movimentos que se assinala pela complicação especial e pela semelhança com atos intencionais: um doente pula e tira o chapéu; outro faz exercícios militares; um terceiro põe-se de súbito a dizer palavrões; casos em todos os quais dizemos tratar-se de atos impulsivos.

Para Bleuler um tique é um movimento curto que se repete em intervalos regulares sob a forma de caretas, ranger de dentes ou respiração ofegante. Ocorre de forma não voluntaria, mas pode transitoriamente interrompido. Pode ser a expressão de um impulso emocional especifico como por exemplo negação intensa sacudir intensamente a cabeça, não saber o que fazer dar de ombros, os tiques podem vir acompanhados de palavras obscenas, grunhidos, latidos e sons estranhos. Muitas vezes os tiques são sintomas de uma doença cerebral, a essência de muitos tiques ainda é enigmática.
Segundo Brito1996 tratamento da ST consiste em duas abordagens associadas: o tratamento psicossocial e o farmacológico. Antes de iniciá-lo, deve-se fazer uma avaliação dos tiques quanto à localização, frequência, intensidade, complexidade, e interferência na vida diária. O ambiente escolar, familiar, os relacionamentos, os fenômenos associados devem ser investigados e analisados. Faz-se necessário um julgamento criterioso quanto à necessidade de medicação. Até o presente momento, não há tratamento curativo, sendo o medicamento útil no alívio dos sintomas. A filosofia do tratamento é conservadora para evitar a medicação desnecessária, utilizando-a sempre nas menores doses possíveis. Para explicar melhor a síndrome a sugestão é de um filme, baseado em uma história real.


Filme: O melhor aluno da classe - Resumo


O filme é estrelado pelo ator James Joseph Wolk que dá vida ao professor Brad Cohen, personagem com a Síndrome de Tourette . Trata-se de uma história verídica.

O personagem Brad, no início do filme, não tem um bom relacionamento com o pai, mas conta com um irmão protetor e uma mãe que o apoia. Desde a infância, ele sofre preconceitos devido a Síndrome de Tourette, Cansado dos tratamentos sem solução, Brad resolve abandonar o acompanhamento médico.

Já adulto e formado, Brad começa a correr atrás do seu sonho, ser professor, mas o preconceito com a Síndrome é a sua maior barreira. Apesar de um bom currículo as manifestações da Síndrome o reprovam nas entrevistas. Depois de muita procura, uma escola o contrata. Pela primeira vez Brad foi observado com o profissional e não por sua Síndrome.

A principio a aceitação de Brad parecia ser total até que o pai de uma aluna solicitou a mudança da sua filha para outra classe, devido ao preconceito contra a Síndrome do professor Brad. O pai da aluna achava que um professore com a Síndrome de Tourette não teria capacidade de ensinar sua filha. Por outro lado a estudante não quereria perder o contato com o professor Brad. Esse fato não abalou a confiança da escola em Brad.

Brad conheceu uma moça pelo portal de relacionamento, a Nancy Lazarus e iniciou uma interação virtual. Mas ela ficou medo de conhecê-la pessoalmente, pois receava ser rejeitado por causa da Síndrome Tourette. Esse receio não se confirmou, pois Nancy o aceita e apoia em tudo. Os alunos também aceitavam o professor Brad sem manifestar preconceitos e em sua turma havia dois alunos que apresentavam necessidades especiais. Brad aos pouco foi mostrando todo seu potencial chegando a ganhar o prêmio de Professor do Ano. Esse reconhecimento surpreendeu e ele e a todos que se mostraram preconceituosos. Durante a entrega do premio os alunos relataram que o premio veio porque Brad não se deixou vencer pela Síndrome Tourette, vencendo-a.


Referências bibliográficas


http://youtu.be/AAEi_O7ugZQacesso em 23/03/2014.

www.youtube.com/watch?v=E76Sa0seZngacesso em 23/03/2014.

http://www.tourettegesellschaft.de/download/infoflyertourettesyndromportugiesisch.pdfacesso em 24/03/2014.

Jaspers K. Psicopatologia geral. 2a ed. Rio de Janeiro: Atheneu;1979.

Bleuler E. Descrição das manifestações psicopatológicas. In:Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1985.

Brito GNO. Síndrome de Tourette: clínica, terapêutica e modelo neurobiológico. In: Miguel EC, editor. Transtornos do espectro obsessivo-compulsivo: diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1996.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Geisse Scarpellini Laurindo

por Geisse Scarpellini Laurindo

Professora, Psicopedagoga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, mestre em neurociências.

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