Programa de Orientação e Reorientação Profissional

Atividade em grupo
Atividade em grupo

Psicologia

11/12/2014

Clínica, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais pacientes que necessitam de tratamentos psicoterapêuticos, devidamente encaminhados.


O presente Estágio Básico Obrigatório compreendido por este projeto é realizado por acadêmicos do 6o período de Psicologia sob a orientação da professora Marcia Gisela de Lima. Ocorreu em um grupo de até seis acadêmicos, com a carga horária total da disciplina de 72 horas/aula, sendo 30 horas/aula para atividades práticas e as outras 42 horas/aula para orientação de atuação. O referido estágio foi realizado na Clínica de Psicologia da UNIVALI obedecendo as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação de Psicologia.


Conforme Diretrizes Curriculares do Curso de Psicologia, Artigo 25 (Anexo 02): “O Projeto de Curso deve prever a instalação de um Serviço de Psicologia com as funções de responder às exigências para a formação do psicólogo, congruente com as competências que o curso objetiva desenvolver no aluno e as demandas de serviço psicológico da comunidade na qual está escrito”.


Sendo assim, a proposta deste estágio é ampliar o campo de atuação, tendo como um dos enfoques oferecer novos serviços a fim de atender as exigências instituídas pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação de Psicologia.


O processo de seleção dos jovens inscritos para o processo de Orientação Profissional ocorreu por meio de sorteio, nas turmas do 3º ano do Ensino Médio. Foram selecionados dezoito jovens, sendo que destes, dez jovens realizaram o processo de Orientação Profissional. Na segunda etapa, correspondente às oficinas em preparação ao “terceirão”, vinte e quatro jovens do 2º ano do Ensino Médio participaram da primeira etapa e destes, doze jovens concluíram o processo.


Orientação Profissional é um método de intervenção onde a pessoa passa por um processo de autodescoberta e identificação de seus interesses e habilidades, facilitando o momento da escolha e elaboração de seu projeto de carreira, para o alcance de sua realização pessoal e profissional.


De acordo com Valore (2002), o processo de Orientação Profissional, é um método de intervenção, mais do que um conjunto de procedimentos, representa uma estratégia do pensamento, uma articulação de conceitos e de proposições que configura um objeto de estudo e permite uma dada análise resultando que para poder estabelecer método em Orientação Profissional, é preciso perguntar-se acerca de seu objeto, a identidade profissional.


O autor Levenfus (1997), considera a Orientação Profissional, um processo mais abrangente, que diz respeito não somente à informação das profissões, mas a toda uma busca de conhecimento a respeito não somente à informação das profissões, mas a toda uma busca de conhecimento a respeito de si mesmo, características pessoais, familiares e sociais do orientando, promovendo o encontro das afinidades do mesmo com aquilo que pode vir a realizar em forma de trabalho. Classifica, portanto, como uma abordagem psicológica, ou psicopedagógica, que visa a buscar uma identidade profissional.


Este foi um projeto de responsabilidade social com foco na Orientação e Reorientação Profissional, denominado por UNIPOP – Programa de Orientação e Reorientação Profissional, que envolveu estudantes do Colégio de Aplicação da UNIVALI (CAU), tendo como instrumentos: dinâmica de grupo, técnicas e teste psicológicos. Procura situar estes estudantes como agentes de sua formação pessoal, contribuindo na abertura de consciência desses sujeitos, propiciando condições para que o participante possa redimensionar suas escolhas, ideias, interesses e potencialidades na busca do seu projeto profissional e de vida. Mesmo visando a Reorientação Profissional, o foco deste grupo foi somente a Orientação Profissional.


Em seguida acompanharemos, detalhadamente, todas as atividades realizadas com os jovens no processo de Orientação Profissional, bem como a participação dos estagiários no evento da OPA (Orientação Profissional por área) e as oficinas com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio do CAU (Colégio de Aplicação da Univali). Num segundo momento, temos a fundamentação teórica sobre Orientação Profissional; na terceira etapa, a avaliação das atividades realizadas e finalmente as considerações de cada estagiário no processo de Orientação Profissional.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fabiana Lenz

por Fabiana Lenz

Sou acadêmica de Psicologia. Estou no 7º período do curso, sou voluntária do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Também realizo trabalho voluntário no Projeto Terapeutas da Alegria e Mãos de Vida da Univali - Universidade do Vale do Itajaí. Trabalho na Vice-Reitoria de Graduação da Univali.

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