Sentidos

Sentidos
Sentidos

Psicologia

25/10/2014


Não há maior alegria do que ver o mar pelos olhos de um cego, sim, os cegos veem. Enxergam longe por que veem com os olhos da alma.


Ontem caminhei na chuva com algumas crianças paralíticas, sim elas caminham e às vezes até correm. Caminham com as pernas da imaginação.


Não há palavra mais linda do que as que saem de um mudo, sim eles falam. Falam com o corpo, falam com os olhos.


Na vida buscamos sentidos para poder viver, para definir felicidade e entender nossa existência e não percebemos que não precisamos de nada disso, que na verdade precisamos de bem menos...


Se olhássemos mais os motivos que algumas pessoas têm para sorrir mesmo quando alguma coisa não está bem talvez fôssemos menos egoístas. O ser humano é um exílio de suas próprias necessidades quando quer acreditar em um mundo melhor.


Qual seria o preço de um por do sol para quem não consegue dilatar sua pupila e ver quão lindo é o vermelho bordado de azul com cinza nas nuvens do horizonte... Ele sabe que o sol está se pondo, pois seus raios já não queimam tanto, seu calor é suportável.


Muitas pessoas vans pensam que o equilíbrio de uma pessoa está apenas em sua cabeça, ou depende somente do seu cérebro, e não veem que tudo isso é muito pequeno diante de nossa capacidade de voar, sim voar nas asas da imaginação, correr, brincar, voltar a ser criança...


Têm coisas que não precisam de letras para ser ditas, não se faz necessário som para que possamos ouvi-las, o sorriso, o olhar, o semblante, uma expressão, falam muito mais e mais profundo...


Perceber uma pessoa é conhecer a Linguagem da Alma do Mundo, é escutar o barulho do mar em concha do deserto e entender que ali um dia já foi um grande oceano é saber que o barulho que está na concha é sua Lenda Pessoal, é ter a certeza que um dia ali novamente pode voltar a ser um mar. Podemos ser o que quisermos, ver o invisível, tocar o imaterial. Ter a sensibilidade de acreditar que nem tudo é concreto, o abstrato se faz necessário.


Feche os olhos e tente conhecer-se, tente enxergar o por do sol com o seu corpo. Fale mais vezes com os olhos de quem está ao seu lado, mas não diga nada, deixe que eles falem a Linguagem da Alma do Mundo, que conversem entre si. Dance a sua música preferida sem sair do lugar, dance-a em seu pensamento, e a próxima vez que ouvi-la terá mais prazer em percebê-la de todas as formas, e verás que evoluiu um pouco mais sua percepção de mundo sua percepção de você mesmo.


Sentido, você o faz.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Maria Betânia de Souza Silva

por Maria Betânia de Souza Silva

Faculdade de Licenciatura em Letras - Espanhol

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93