Jung e os estudos

Carl Gustav Jung.
Carl Gustav Jung.

Psicologia

25/10/2014

Ao iniciar o curso de medicina, uma nova etapa abre-se em sua vida. Ao mesmo tempo seu pai ficou doente, acamado e vem falecer, no inicio de 1896 "Os dias que se seguiram foram pesados e dolorosos". Muda-se para o quarto do pai, tem sonhos de cura e retorno do mesmo. Torna-se mantenedor da família, mas são insuficientes seus recursos, recebendo ajuda familiar para custear os estudos e sua casa. Em uma de suas visitas a biblioteca familiar encontra um pequeno livro, sobre aparições de espíritos. É estimulado o interesse. Aprofundou-se no estudo do espiritismo e passa a ter experiências sobrenaturais; uma mesa de nogueira de 60 anos racha ao meio, uma faca quebra-se em quatro partes dentro do Buffet e participa de uma reunião espírita. Fatos estes que marcam sua vida e influenciam em seus estudos. Nos estudos pensa em ser cirurgião, mas ao ter que escolher uma especialização busca informações sobre todas e por ultimo lê a respeito da psiquiatria, assim descobre que foi isto que procurou a vida toda “Dois rios se uniram”. Vai trabalhar como assistente no hospital de Burgholzli em Zurique. Encontra e assumi sua identidade social e familiar “Em Basiléia eu era, definitivamente, o filho do pastor Paul Jung e o neto do professor Carl Gustav Jung”. Mais uma vez se entrega aos livros, lê tudo o que tem acesso a respeito de psiquiatria.

A atividade psiquiátrica começa com uma pergunta "o que se passa no espírito do doente mental?”. Depara-se com um sistema que rotula seus doentes. Começa a usar o método de associação de palavras e interpretações de sonhos em uma esquizofrênica e em quinze dias ela tem alta. Em 1905 torna-se professor de psiquiatria. No mesmo ano é promovido a medico chefe. Exerce esta função durante quatro anos, onde se obrigado a lagar devido à demanda da clientela particular. Dá cursos diversos, entre eles o de psicanálise, psicopatologia e hipnose. Está última abandona por não conseguir se aprofundar teoricamente devido a escassez de material. Aproxima-se de Franz Riklin, que chama de “o pai”. Faz uma declaração em relação ao atendimento clinico “A historia do paciente é mais importante do que o diagnostico”

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Daniel Gil Gomes

por Daniel Gil Gomes

Psicologo,Jornalista,PNL,Hipnologo

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93