Orientação vocacional no Instituto Sion

Experiência de orientação vocacional
Experiência de orientação vocacional

Psicologia

10/10/2014

HISTÓRICO INSTITUCIONAL E DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA ESCOLA

“A águia pode viver mais de 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma difícil decisão: morrer... ou enfrentar um profundo e doloroso processo de renovação que dura cerca de 5 meses, em que arranca seu próprio bico e depois que um novo bico cresce ela arranca suas velhas garras e penas. E, então, com bico, garras e penas renovados, a águia voa para viver plenamente mais outras décadas” (BAKHTIN, 1992).


O Instituto Sion é uma instituição civil de natureza educacional científica com finalidade de ofertar o Ensino Fundamental (6º ao 9º) e o Ensino Médio, alicerçados em novas estruturas pedagógicas e administrativas para o processo educacional fundamentado no princípio da autonomia, aliado ao apoio e à participação indispensável da comunidade em geral. Surgiu da demanda por oferta de educação de qualidade, aliada a uma estrutura física adequada e disponível que contemplará os anseios da comunidade.


O nome INSTITUTO SION, surgiu na crença em valores políticos e filosóficos que valorizam a autodeterminação do homem, agregando à sua prática valores cristãos como: solidariedade, ética, disciplina e respeito, dando ênfase na qualidade de ensino, priorizando uma prática docente contextualizada e atualizada diante dos fundamentos legais e teóricos.


Nessa perspectiva trilha caminhos na busca de avanços significativos na construção da cidadania através de processos interativo e funcional da escola, tornando a proposta educacional significativa e efetiva para os alunos, num contexto de relevância do trabalho educacional prestado à população roraimense, ofertando em uma só unidade o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.


Sendo assim, toda equipe foi mobilizada na realização do diagnóstico da comunidade escolar que subsidiou na construção do projeto político-pedagógico, elaborado num processo participativo, coletivo e dialético, onde as ideias apresentadas foram objeto de um amplo debate e, as revisões periódicas refletirão o desejo da maioria dos representantes dos diferentes segmentos da comunidade educativa da escola.


A palestra com a temática Orientação Vocacional foi elaborada e ministrada pelos acadêmicos do quinto semestre do curso de Psicologia da Faculdade Cathedral, Alisson Melo, Itan Sheleder e Mirlane Nunes sob a orientação da professora, também psicóloga, Vera Lucia e teve como finalidade complementar os trabalhos realizados ao longo do semestre. Tal palestra foi ministrada no Instituto de Ensino Fundamental e Médio Sion com o objetivo passar aos alunos a importância do processo da orientação vocacional na hora da escolha profissional e mostrar as possíveis consequências desta escolha, além disto, dar início ao trabalho da acadêmica do oitavo semestre de Psicologia Lidiane Carvalho também da Faculdade Cathedral.

O dia da palestra foi agendado para o dia 11 de junho de 2013 as 08h00min da manhã onde os acadêmicos teriam cerca de 40 minutos para ministrar a palestra em uma turma com 27 alunos, entre eles meninos e meninas do terceiro ano do ensino médio.


No dia agendado os acadêmicos chegaram com meia hora de antecedência ao local, e por conta de uma pequena peça teatral, estavam trajando roupas que caracterizavam os personagens. A recepção primeiramente foi feita pela Pedagoga Escolar Denize Quintela Ribeiro onde forneceu informações a respeito da turma e logo em seguida a Coordenadora Francisca Marta Guimarães Almeida foi ao encontro dos acadêmicos e os conduziu até a sala que seria ministrada palestra. Ao longo do caminho a coordenadora fez pequenas observações a respeito da turma e orientações quanto à palestra e informou aos acadêmicos que em vez de 40 seriam disponibilizados apenas 25 minutos por conta do período de provas. Este fato deixou os acadêmicos nervosos e com receio que não desse tempo para o planejado. Contudo, a palestra iniciou-se no horário marcado e a apresentação ocorreu como o planejado, porem os acadêmicos não se alongaram tanto nos exemplos e eram mais objetivos para ganharem tempo e assim não atrapalhar o tempo da escola.


A palestra foi iniciada com uma pequena peça teatral onde os acadêmicos representavam três personagens e a sua escolha profissional. O primeiro personagem foi à representação de um profissional que fez a sua escolha por conta da recompensa salarial e como consequência disto, o homem não era satisfeito com sua profissão e o seu humor era de estresse constante. Já o segundo foi à demonstração de um acadêmico que nunca concluía os cursos que iniciava, fazia suas escolhas profissionais de forma influenciada e possuía um projeto de vida que era crescer financeiramente através de jogos de sorte. E por fim, o terceiro foi à representação de um modelo ideal a ser seguido, onde o personagem interpretava um profissional que passou por um processo de orientação vocacional, que procurou obter informações a cerca das profissões desejadas e que se utilizou dos testes vocacionais como auxilio, sendo assim era satisfeito com a sua escolha e possuía uma vida profissional saudável.


Ao longo do teatro foi feita a pergunta “você já fez a sua escolha profissional?” e com isto foi possível observar que dos 27 alunos, os meninos estavam mais decididos profissionalmente do que as meninas. Com o termino do pequeno teatro deu-se inicio propriamente dito a palestra, onde o teatro foi explicado com base nas pesquisas realizadas pelos acadêmicos e houve uma explicação dos seguintes tópicos: As diferenças entre aptidões e vontades; As diferentes formas da escolha profissional; O conhecimento prévio; Orientação Vocacional; Testes Psicológicos; Inteligência Múltipla.


No final da palestra foram distribuídos pequenos brindes (sacolinhas com guloseimas) aos alunos e uma ficha aonde os mesmos iriam por os seus dados pessoais e a profissão de seu interesse. Estas fichas foram entregue a acadêmica Lidiane para que posteriormente fizesse um trabalho de orientação com os alunos. A quantidade de alunos interessados no processo de orientação vocacional superou as expectativas dos acadêmicos. As meninas que no inicio estavam indecisas mostraram-se bastante interessadas no processo de orientação vocacional, além disto, outros alunos sentiram-se a vontade para fazer comentários sobre o tema.


Depois de encerrada a palestra os acadêmicos retornaram a coordenação da escola onde a coordenadora Marta mostrou-se satisfeita com o a palestra e deixou o convite para que os acadêmicos ministrassem a palestra nas turmas de primeiro e segundo ano do ensino médio. REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicol. clin., Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652008000200013&lng=en&nrm=iso>. access on 19 June 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652008000200013.


BARBOSA, Altemir José Gonçalves; LAMAS, Karen Cristina Alves. A orientação profissional como atividade transversal ao currículo escolar. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 17, n. 3, Dec. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000300015&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 8 de maio de 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300015.


RIBEIRO, Iolanda S.; ALMEIDA, Leandro S.; GOMES, Carlos. Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem: do 1º para o 2º ciclo do ensino básico. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2006 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 1 jun. 2013.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Itan Scheleder Fonseca

por Itan Scheleder Fonseca

acadêmico de psicologia do 8º semestre pela Faculdade Cathedral, estagiário da câmara de conciliação da Boa Vista-RR

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