Como procurar um emprego

Alertar os candidatos a procurar emprego em lugares os quais se sentem atraídos em trabalhar
Alertar os candidatos a procurar emprego em lugares os quais se sentem atraídos em trabalhar

Psicologia

01/09/2014

Muitos candidatos à vagas de emprego pode se observar que procuram emprego de forma desorganizada, em qualquer empresa, em qualquer setor, em qualquer função, sem fazer a autoanálise de suas afinidades. Existem várias pessoas que reclamam do processo seletivo sendo que também existem aqueles que reclamam de empresas que não fazem esse processo, onde segundo os candidatos teriam oportunidade de saber sobre a vaga disponível analisando sua viabilidade.

O processo seletivo eficaz consiste na frase: A pessoa certa no lugar certo e no momento certo. As variáveis descritas se completam entre si e possuem o mesmo grau de importância. A dica disponibilizada nesse texto consiste em alertar os candidatos a procurar emprego em lugares os quais se sentem atraídos em trabalhar.

A função desempenhada no cotidiano laboral deve fazer sentido na vida do sujeito. Atualmente é difícil de encontrar alguém que trabalhe unicamente em prol da recompensa financeira. Pense: Você passa mais horas do seu dia no trabalho com seus colegas do que com sua própria família. Se eventualmente você começar a trabalhar em uma empresa incompatível com seu estilo de vida, seu perfil profissional, seus valores, as consequências surgiram.

O trabalho mal planejado pode gerar doenças ocupacionais, como estresse e depressão podem colaborar para uma rescisão prematura do contrato de trabalho, deixando sua carteira profissional mal vista diante aos olhos de futuras empresas, pode levar você a perder uma oportunidade única no lugar certo, já que você esta insistindo no "errado", aumenta o sentimento de frustração, pois é provável que a tarefa desempenhada não seja de excelência.

Portanto, antes de entregar um currículo em uma determinada empresa, pesquise como ela é, sua missão, visão valores, como ela valoriza e recompensa seus funcionários, como é o clima organizacional, como ela é vista no mercado. Procure saber o máximo possível sobre o perfil do cargo, o que exige do funcionário, quais as tarefas a serem desempenhadas. Depois de concretizada esta etapa faça uma autoanálise de seu perfil profissional, o que você busca para sua vida, quais seus valores e princípios, como deseja ser reconhecido enquanto profissional o que possui para oferecer ás organizações de trabalho.

Em seguida caso seja compatível a análise realizada prossiga com a candidatura à vaga, caso negativo continue a procura por uma oportunidade bacana e enquanto ela não surge vá se preparando para a futura seleção. Atualize sempre seu currículo, se você está sem grana saiba que existe muitas capacitações gratuitas incluindo online, procure se informar. Sempre busque se conhecer melhor isso te ajudará consideravelmente na vida profissional e pessoal.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Magna Lilian Silva

por Magna Lilian Silva

Bacharel em psicologia em especialização na área de Orientação Profissional e Gestão estratégica de pessoas, psicologia organizacional. Trabalho com planejamento de carreira, preparação para aposentadoria, orientação profissional, gestão de pessoas, treinamento e desenvovimento de talentos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93