Síndrome de Asperger em crianças

Dificuldade na comunicação verbal
Dificuldade na comunicação verbal

Psicologia

16/04/2014

Antes de qualquer coisa é importante explicar o que é a Síndrome de Asperger.

A Síndrome de Asperger faz parte do espectro Autista, que é uma alteração de estruturas cerebrais que causam diversas dificuldades em diferentes graus. As características variam de acordo com esse grau, e é aqui que entram os diversos tipos de autismo, inclusive a Síndrome de Asperger. Essa síndrome é caracterizada por um menor grau de autismo, ou seja, as dificuldades não são tão grandes como em outro autista.


Dentre as diversas características, pode-se perceber a dificuldade na comunicação verbal. Essa dificuldade consiste em não conseguir comunicar corretamente seus desejos, sentimentos, pensamentos. A criança pode ter dificuldade em nomear os objetos, costumando simplesmente apontar para o objeto ao invés de nomeá-lo.


As habilidades sociais também podem ser prejudicadas, ou seja, a capacidade de relacionar-se com outras pessoas fica comprometida. Normalmente há resistência em contatos visuais e físicos, o que sem dúvida dificulta os relacionamentos.


A autonomia também pode ser prejudicada, visto que muitas vezes a criança se mostra resistente em fazer alguma atividade e os pais preferem fazer por ela, ao invés de estimular essa criança a fazer o que necessita, por mais que seja difícil, sendo fundamental para qualquer ser humano e precisa ser incentivada, mesmo em meio a situações difíceis.


Há uma dificuldade na imposição de limites, tanto da criança como do outro. A criança pode ter dificuldade para expor o que sente e devido a isso não consegue impor seu próprio limite frente às situações. Isso influencia no limite do outro também, devido a dificuldade de comunicação, a criança pode simplesmente fazer algo sem pedir a permissão do outro, se importando apenas em fazer o que precisa, não levando em conta o limite da outra pessoa.


Uma dificuldade muito grande é em relação às mudanças. Normalmente, a criança cria padrões para se sentir confortável em um ambiente ou diante de algumas situações. Ao mudar alguma coisa, a criança mostra muita resistência, não querendo aceitar aquela mudança, mesmo que seja visando o seu bem estar.

A criança pode apresentar padrões de comportamento, como andar em círculos, mexer os braços e pernas, movimentos repetitivos com o tronco, cabeça, olhos, repetição de palavras, frases ou ritmos, dentre outros. Uma criança que possui a Síndrome de Asperger sendo identificada precocemente tem chances de futuramente ter uma vida praticamente normal, podendo ser capaz de relacionar-se tranquilamente e ser independente. Mas tudo depende do apoio e do investimento da família.


O tratamento deve ser multiprofissional, ou seja, com diversos profissionais trabalhando no caso. E a Psicologia tem papel fundamental nesse tratamento, pois o psicoterapeuta é capaz de estimular as áreas que a criança apresenta dificuldade e também trabalhar com a família do paciente, sendo importantíssima no sucesso do tratamento ou podendo piorar ainda mais o quadro da criança.


Em relação ao tratamento psicoterapêutico, o mesmo pode ser feito de diversas formas, variando de acordo com cada caso. Normalmente utilizam-se jogos, brincadeiras, desenhos, materiais artísticos como tinta, massa de modelar... Tudo de forma a estimular as dificuldades mencionadas anteriormente: comunicação verbal, autonomia, habilidades sociais, limites e tolerância às mudanças.


A imagem ilustra a dificuldade de comunicação que a criança tem para com o mundo, sendo que o psicoterapeuta pode auxiliar a quebrar essa barreira. A Síndrome de Asperger tem tratamento e o mesmo deve ser realizado, de forma a proporcionar uma qualidade de vida melhor para a criança e também para a família.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cíntia Regina Gonçalves Moretto

por Cíntia Regina Gonçalves Moretto

Psicóloga com experiência clínica em atendimento infantil, idosos, mulheres, adolescentes e na área organizacional, experiência em recrutamento e seleção.

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