Contemplar o Belo

Curta cada momento da sua vida contemplanto ao seu redor
Curta cada momento da sua vida contemplanto ao seu redor

Psicologia

19/09/2013

Quantas vezes você já passou com a mente ocupada, sem nem ao menos parar um segundo para descansar, e observar os detalhes do seu local de trabalho, estudo, ou mesmo de sua casa? Quantas vezes você já passou por um grande centro, por uma floresta de prédios, construções, barulhos, pessoas, e nunca reparou naquele pequeno passarinho que estava numa árvore perto de você?

Muitas pessoas não sabem aproveitar a arte da vida, a beleza dos lugares, as cores, os sons que fazem toda a diferença. O que seria de um campo ensolarado sem passarinhos, flores, o verde da grama, o azul do céu? Você observa os detalhes? Às vezes nossa mente pode se descobrir muito criativa quando você começa a dar importância aos mínimos detalhes. Quantas vezes você já tentou pegar uma folha para escrever um texto ou desenhar, e nada sai de sua mente? Você pensa e pensa, pensa mais um pouco, até que desiste.

Mude sua rotina, ao acordar, abra a janela, tente observar a paisagem, escutar os sons da natureza que geralmente passam despercebidos no nosso dia a dia. Se levante às 6 horas da manhã somente para ver o nascer do sol, sentir o clima frio do começo de manhã. Quando for ao museu de belas artes, olhe minunciosamente os detalhes dos quadros, as cores, o modo como uma cor completa a outra, dá iluminação, como as cores precisam estar no lugar certo.

Contemplar o belo é ter um romance com a vida e consigo mesmo. Você tem escrito esse romance? Tudo isso alimenta a alma, e desenvolve sua emoção e sensibilidade. E além de tudo lhe deixa uma pessoa mais calma e feliz. Geralmente pessoas mal-humoradas, sempre seguem uma rotina e não percebem os detalhes. E essa rotina não faz bem para a saúde psicológica, e pode até envelhecer mais rápido, criar um stress que pode até levar à problemas de saúde físicos.

Pessoas geralmente tem devoção por um cantor, ator, ou alguém da mídia, e às coloca acima de si mesmas e passam a sonhar com uma vida “perfeita”, e se esquecem que também são seres-humanos, como todos nós. Olhe para si mesmo, cada gesto que você faz para deixar alguém feliz, cada ajuda ao próximo que você fez e mudou a vida de uma pessoa, cada sorriso que você faz seus amigos e parentes darem à cada dia, sinta seu coração bater por você e perceba que você nunca está sozinho, sinta sua respiração e seus pulmões se enchendo de vida.

Você faz muito do pouco? Citarei mais uma vez o exemplo dos pássaros. Um único pássaro numa árvore no meio de um grande centro, faz toda a diferença, dá mais cor, e mais vida ao lugar. Imagine um quadro com essa árvore e um quadro sem essa árvore. Percebeu a diferença?

Tente agora mesmo, olhe em sua volta, faça um relatório sobre tudo o que você vê, como as cores combinam, e o que você pode mudar para deixar o ambiente o mais prazeroso possível.

Cuide de plantas, escreva poesias, brinque com seus filhos e crie novos vínculos com eles, fique 10 minutos por dia em silêncio, escute seus pensamentos, escute sua voz interior, ouça e perceba cada instrumento que toca em uma música, cada tom, cada timbre de voz diferente.

Contemplar o belo coloca combustível no prazer de viver. Tentar ter uma boa qualidade de vida sem observar o belo, é construir uma miragem.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Marcelo Tiago da Silva Telles

por Marcelo Tiago da Silva Telles

.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93