Idealizando o passado

Cena de "Meia Noite em Paris"
Cena de "Meia Noite em Paris"

Psicologia

12/07/2013

No dia 4 de junho do ano passado (2012) assisti "Meia Noite em Paris", não é meu tipo preferido de filme, mas adorei, pois o tema principal sempre rondou a minha vida.

No filme, o personagem principal é um escritor frustrado que está sempre idealizando o passando, mais precisamente os anos 20.

Durante as minhas fases da vida, sempre há alguém me dizendo "Bah, acorda, tu vive no passado, só tira coisas do baú!" etc... e eu sou assim mesmo, igual o cara do filme, igual a muuuuita gente por ai.

Existem dois tipos de pessoas (que eu percebo), as que vivem no passado, e as que vivem no futuro. É difícil encontrar alguém satisfeito com o aqui e o agora, o presente sempre parece tão sem graça, ou falta algo de que sentimos saudades, ou, naquelas pessoas bastante ansiosas, falta aquilo que pode "mudar a sua vida" mas você não sabe bem o que é.

Acredito que as pessoas que idealizam o passado o escolhem por certas razões: serem depressivas, terem medo do desconhecido, de mudança, serem muito apegadas, ou, não perceberem que mesmo voltando no tempo você continuará descontente. Essa é a natureza do ser humano, querer sempre mais, sempre algo diferente do que tem.

O problema é que o passado nunca volta de verdade, por mais que você refaça tudo igualzinho, o TEMPO passou e com ele as pessoas mudaram. O que resta é a vontade de desfrutar aqueles momentos gostosos, e a frustração de não ter estado pronto, maduro, para lidar da forma correta quando o passado ocorreu.

Pra quem se interessa pelo tema, indico um artigo bem curtinho e esclarecedor: "A vivência do tempo no deprimido - Um olhar sobre Eugène Minkwoski".

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Bárbara Patrícia Schneider

por Bárbara Patrícia Schneider

Formada em Psicologia, estudante de Neurociência.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93