Psicopedagogo e o trabalho na sociedade, responsabilidade e ética

A aprendizagem é um processo amplo
A aprendizagem é um processo amplo

Psicologia

29/06/2013

Quando somos autorizados a implantar uma assistência que tem um objetivo de diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, assumimos um papel não só de orientador, mas de aprendiz.

A sociedade hoje vive em um mundo em que novas informações surgem todos os dias. As crianças de hoje nascem em meio a uma tecnologia que cria um imediatismo constante, o que gera uma ansiedade. Crianças ansiosas e deprimidas sempre se tornam pautas em matérias científicas, revistas, jornais e programas televisivos. Amanhã se torna muito tempo e a aprendizagem que é algo constante e se exige tempo começa a virar problema de saúde.

Saber diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem ou intervir para que as dificuldades não aconteçam exige do Psicopedagogo uma postura firme. De acordo com o artigo 1º do Código de ética do Psicopedagogo em uma aprendizagem deve-se considerar o sujeito, a família, a escola, a sociedade, o contexto sócio-histórico, utilizando procedimentos próprios, fundamentados em diferentes referencias teóricos, isto é os estudos devem ser constantes e não se deve analisar um contexto isolado, a aprendizagem não acontece isoladamente, o perfil ético do Psicopedagogo está ligado à promoção, compreensão, pesquisas e mediação de conflitos que estejam relacionados aos processos de aprendizagem.

Devem-se estabelecer princípios a serem seguidos para promoção da aprendizagem, tanto no papel institucional como no clinico, seguindo o código de ética e buscando uma supervisão psicopedagógica. É importante que o Psicopedagogo tenha conhecimento do que está aplicando “achismos” não devem fazer parte do profissional. Se a aprendizagem é um processo amplo que contempla vários fatores, o Psicopedagogo também deve ter um conhecimento amplo que tem como sua natureza um caráter inter e transdisciplinar.

Percebe-se que a atuação do Psicopedagogo diante da sociedade segue em passos largos, mas se torna necessário saber como e quando atuar respeitando um perfil ético e também a um conhecimento pautado em conhecimentos científicos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Vanessa Rios Dutra Rangel

por Vanessa Rios Dutra Rangel

Formação Atualmente - Cursando: Pós- Graduação LS em Supervisão Escolar ESAB - Escola Aberta do Brasil - Previsão de término: 04/2013 Cursando: Pós-Graduação LS em Psicopedagogia Institucional e Clínica UNISANTA - Universidade Santa Cecília - Previsão de término: 10/2014 2006 / 2010 - Graduada em Pedagogia Universidade Salgado de Oliveira - São Gonçalo - RJ Titulado em: Pedagogia com formação para: docência na Educação Infantil, Educação Especial e séries inicias do Ensino Fundamental integrada à formação para Gestão Educacional e habilitada ao Ensino Médio (Modalidade Normal) RG.: 2010.01.401/09313 1994 / 1996 - Ensino médio: Formação de professores Instituto de Ed. Professor Manuel Marinho - Volta Redonda - RJ

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