A clínica borromeana "o sintoma"

A neurose está vinculada a uma solução subjetiva
A neurose está vinculada a uma solução subjetiva

Psicologia

21/03/2013

Lacan propõe um nó de três elos – real, simbólico e imaginário que representam a estrutura subjetiva. No entanto, com a falha nesta estrutura, Lacan conclui a necessidade de atribuir um quarto elemento.

Este quarto elemento tem a função de sintoma que funciona em suplência ao significante nome-do-pai. Lacan (1975) afirma que o sintoma é “a maneira como cada um goza” (p.134). Ele toma o sintoma neurótico como uma função da metáfora, estruturado a partir do significante primordial – NP. A falha no significante primordial implica a constituição da estrutura psicótica.

A neurose está vinculada a uma solução subjetiva, enquanto na estrutura da psicose deve ser verificado cada caso separadamente, pois cada indivíduo desenvolve a sua própria solução modulada aos três registos. As possibilidades de saída funcionarão como tratamento da psicose.

O nó borromeano é considerado como uma ferramenta da clínica. Neste sentido, os registros psíquicos permitem pensar os efeitos subjetivos, ao mesmo tempo sobre o significante e o gozo, a partir de sucessivos e diferentes cortes realizados pelo analista.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93